Ícone do site Instituto Montanari

Corte de Energia por Falta de Pagamento: Proibido para Baixa Renda

Proibido o corte de energia

Temos atualizações importantes sobre corte de energia por falta de pagamento. 

 

Corte de Energia: Novas Regras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ENEEL) mudou as regras relativas à corte de energia por falta de pagamento. A partir de agora, as famílias de Baixa Renda têm asseguradas a proibição de corte de energia até o final do ano.

Vale lembrar que esse corte já estava proibido desde o início da pandemia, mas o prazo de validade da norma acabaria agora, no dia 31 de julho.

Com a nova resolução, os cortes de energia para as famílias de baixa renda estão proibidos até o final do ano, precisamente, até o dia 31 de dezembro que foi a data estipulada pelo Congresso Nacional para o fim do período de calamidade pública em que o Brasil se encontra.

Lembrando que os consumidores enquadrados como baixa renda são aqueles cujas residências têm um consumo mensal de até 220 quilowatts-hora (kWh), de acordo com a Lei 10.438. Essas são as pessoas que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica.

Além dos consumidores de baixa renda, essa norma de proibição de cortes também é válida para:

Já para os demais consumidores, cujo corte por falta de pagamento estava suspenso até o final de julho, os cortes poderão ser retomados a partir de primeiro de agosto.

Nesses casos, a operadora de energia elétrica precisa enviar para o consumidor uma nova notificação informando sobre a dívida relativa às faturas de energia vencidas.

Importante destacar que, de acordo com a Lei 14.015 de 2020 os cortes de energia por falta de pagamento não podem ser realizados às sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados.

 

Retomada dos Serviços das Operadoras de Energia Elétrica

A Aneel também estipulou as regras para que as operadoras de energia retornem às suas atividades presenciais.

Especificamente sobre isso, a retomada será da seguinte forma, de acordo com as informações divulgadas pela própria ENEEL:

Aqui temos um resumo da norma:

Fonte: Aneel