Ícone do site Instituto Montanari

Prorrogação dos parcelamentos do Simples Nacional 2020

parcelamento simples nacional

parcelamento simples nacional

Sua empresa vem passando por dificuldades financeiras por conta da crise causada pela pandemia do Covid-19 e possui parcelamentos do Simples Nacional? Se sim, esse artigo foi feito especialmente para você!

Por conta da pandemia do novo coronavírus e da crise econôparcelamentos do Simples Nacionalmica que o nosso país vem enfrentando. Foi aprovado em reunião na sexta-feira, dia 15 de maio de 2020, pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) a Resolução CGSN nº 155 que trata sobre a prorrogação das parcelas referentes à dívidas do Simples Nacional que vencem nos meses de maio, junho e julho de 2020 e também sobre o aumento do prazo para as empresas recém-inscritas no CNPJ optarem pela tributação através do Simples Nacional.

Essa medida é válida para os tributos relativos ao Simples Nacional, incluindo o MEI (Microempreendedor Individual). Tal resolução foi encaminhada para a publicação no Diário Oficial da União.

Vamos ao que foi estabelecido:

 

Prorrogação dos parcelamentos do Simples Nacional – Resolução CGSN nº 155

1 – Prorrogação do vencimento das parcelas referentes aos parcelamentos do Simples Nacional.

Foi prorrogado, no dia 15 de maio de 2020, o prazo de pagamento dos parcelamentos administradas pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, dos tributos apurados no âmbito do Simples Nacional, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI, até o último dia útil do mês.

– As parcelas com vencimento no mês de maio de 2020 foram prorrogadas para o mês de agosto de 2020;

– As parcelas com vencimento no mês de junho de 2020 foram prorrogadas para o mês de outubro de 2020;

– As parcelas com vencimento no mês de julho de 2020 foram prorrogadas para o mês de dezembro de 2020.

 

2 – Aumento do prazo para que as pequenas e microempresas possam optar pelo Simples Nacional.

As empresas de pequeno porte e as microempresas inscritas no CNPJ em 2020 podem optar o enquadramento no Simples Nacional, seguindo a condição de empresas em início de atividade, passando de 60 para até 180 dias, após a inscrição no CNPJ.

É importante ressaltar que essa Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional diz respeito à prorrogação do prazo de vencimento referente ao parcelamento das dívidas do Simples nacional e não à prorrogação do pagamento do próprio Simples Nacional.

 

Prorrogação do Simples Nacional:

Na noite do dia 18 de março de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União, norma específica regulamentando a medida do governo federal.

Trata-se da Resolução nº 152, de 18 de março de 2020, do Comitê Gestor do Simples Nacional.

As empresas inscritas no SIMPLES NACIONAL poderão deixar de pagar, por três meses, o imposto, no que se refere à arrecadação da UNIÃO.

 

As datas de vencimento dos tributos federais apurados no âmbito do Simples Nacional e devidos pelos sujeitos passivos ficam prorrogadas da seguinte forma:

  • I – o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
  • II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e
  • III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

Para saber mais detalhes, assista o nosso vídeo sobre a Prorrogação do pagamento do Simples Nacional:

Parcelamento de Impostos Prorrogado

Cabe ressaltar também que no dia 11 de maio do corrente ano, o Ministério da Economia já havia publicado, através da Portaria nº 201, a prorrogação do parcelamento das dívidas administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional com vencimento em maio, junho e julho de 2020, para agosto, outubro e dezembro, respectivamente.

Saiba mais sobre parcelamento de impostos prorrogado – portaria 201 do ministério da economia.

Três pontos adicionais que é importante deixar registrado e que estão formalizados na Resolução 155:

  • 1 – A prorrogação dos prazos abrange somente as parcelas vincendas a partir da publicação desta Resolução (ou seja, só parcelas que ainda não venceram, a partir de hoje, 18 de maio).
  • 2 – A prorrogação dos prazos de vencimento de parcelas não implica direito à restituição ou compensação de quantias eventualmente já recolhidas.
  • 3 – A prorrogação dos prazos não afasta a incidência dos juros embutidos no parcelamento em si, se for o caso.

Ou se preferir, assista o vídeo sobre esse assunto:

 

Resolução CGSN nº 155

Simples Nacional

Resolução também amplia prazo de Opção pelo Simples Nacional, em 2020, para até 180 di

Em função dos impactos da pandemia da Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, em reunião presencial realizada hoje (15/5), a Resolução CGSN nº 155, de 15 de maio de 2020, estabelecendo que:

1 – As datas de vencimento das parcelas mensais relativas aos parcelamentos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, dos tributos apurados no âmbito do Simples Nacional, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI, ficam prorrogadas até o último dia útil do mês:

I – de agosto de 2020, para as parcelas com vencimento em maio de 2020;
II – de outubro de 2020, para as parcelas com vencimento em junho de 2020; e
III – de dezembro de 2020, para as parcelas com vencimento em julho de 2020.

2 – As microempresas e empresas de pequeno porte inscritas no CNPJ durante o ano de 2020 poderão formalizar a opção pelo Simples Nacional, na condição de empresas em início de atividade em até 180 dias após a inscrição no CNPJ. Antes da edição da resolução esse prazo era de até 60 dias.

A Resolução CGSN nº 155, de 15 de maio de 2020, foi encaminhada para publicação no Diário Oficial da União.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL