Como Fazer Prova de Vida INSS? Como Funciona?

Como Fazer Prova de Vida INSS? Como Funciona?

  • Post category:INSS

A prova de vida INSS deve ser feita anualmente pelos beneficiários para assegurar que continuem recebendo seus benefícios, pensões ou aposentadoria pagos pela previdência social.

Esse recurso evita fraudes, pessoas recebendo benefícios em duplicidade ou pagamento de benefícios previdenciários a pessoas já falecidas.

Trata-se de um serviço ao qual os aposentados e beneficiários da previdência social precisam se submeter anualmente para atestar que estão vivos e que, portanto, não são terceiros que estão recebendo o subsídio em seu nome.

Isso deve ser feito no banco onde o segurado recebe seu benefício, presencialmente, ou então por meio de procurador devidamente habilitado a isso.

Vale ressaltar que a prova de vida INSS pode ser feita em qualquer agência, garantindo comodidade aos aposentados e pensionistas, desde que seja no banco em que você recebe o referido benefício.

Quem não passa pela prova de vida INSS tem seu benefício suspenso e precisa passar por um processo um tanto burocrático para voltar a receber.

Para saber mais sobre como fazer a prova de vida e como funciona, continue lendo abaixo.



Prova de Vida INSS em 2020

No ano de 2020 o Brasil e o mundo passou por uma situação delicada, instaurando-se uma verdadeira crise de saúde e sanitária.

Desse modo, diversos prazos foram prorrogados e, dentre eles, a prova de vida INSS.

Desde março, com o objetivo de evitar aglomerações, sobretudo entre os idosos – que via de regra são aposentados e precisariam passar pela prova de vida – o prazo foi interrompido.

A estimativa era que a prova devesse retornar em dezembro de 2020, contudo, com a continuidade do cenário da pandemia, foi prorrogado novamente.



Como Fazer Prova de Vida INSS?

Saber onde fazer prova de vida do INSS é fundamental para não haver confusão nesses momentos.

Uma das formas mais rápidas e simples de se fazer isso é no caixa eletrônico da agencia onde o segurado recebe seu benefício.

Contudo é preciso estar atento: a prova de vida pelo terminal de autoatendimento só está disponível para os aposentados e pensionistas que possuem biometria cadastrada.

Dessa maneira, em época propícia, quando os beneficiários da previdência entrarem suas contas pelo terminal de autoatendimento, aparecerá a mensagem para realização de prova de vida.

Basta seguir os passos indicados e, para efetivar a prova de vida, posicionar sua digital no leitor de biometria.

Uma dúvida comum entre os pensionistas e aposentados, é se a prova de vida do INSS pode ser feita em qualquer agência. A resposta é sim, desde que seja uma agência do mesmo banco em que você recebe seu benefício.

Ou seja, se você recebe sua aposentadoria pelo Banco do Brasil, por exemplo, você poderá efetuar a prova de vida INSS em qualquer agência do BB espalhada pelo país.



Como Agendar Prova de Vida?

Em épocas regulares, ou seja, fora do período de crise, os aposentados e pensionistas que se encontram hospitalizados, que possuem mobilidade reduzida ou que possuem dificuldade ou incapacidade de deixarem suas casas podem efetuar o agendamento da prova de vida.

Esse serviço também é assegurado aos beneficiários com mais de 80 anos de idade.

Para conseguir efetuar o agendamento, basta que o beneficiário ou alguém próximo entre em contato com o INSS por meio do telefone 135 da previdência.

Ao ser atendido, solicite uma visita domiciliar ou hospitalar para a realização da prova de vida.

No entanto, aqueles que não possuem mais de 80 anos de idade, deverão apresentar laudo, declaração ou atestado médico comprovando a incapacidade de locomoção.

No dia agendado o profissional irá comparecer ao local indicado, que pode ser residencial, hospitalar ou de qualquer outra natureza. Desse modo, ao constatar a prova de vida, o beneficiário estará apto a continuar recebendo sua pensão ou aposentadoria.

Neste artigo divulgamos o calendário INSS 2021 de pagamento de benefícios.



Deixe uma resposta