Ícone do site Instituto Montanari

Como descobrir quanto tempo falta para a aposentadoria INSS? Passo a passo completo MEU INSS

QUANTO TEMPO FALTA PARA A APOSENTADORIA MEU INSS

Você sabia que é possível consultar, de forma online e gratuita, quanto tempo falta para a aposentadoria?

Para entender quanto tempo falta para a aposentadoria é importante saber exatamente qual o período que você já contribuiu para o INSS. 

Como estamos falando de uma quantidade considerável de anos, é bem difícil que alguém saiba exatamente a quantidade exata de meses que contribuiu, para poder calcular com precisão quantos meses faltam.

Mas, para ajudá-lo nessa complexa tarefa, o portal MEU INSS disponibiliza a possibilidade de você fazer, sem sair de casa, a consulta sobre os meses já contribuídos e ainda, calcular quanto tempo falta para a aposentadoria.

Neste artigo, vamos mostrar para você o passo a passo de como fazer essa consulta.

Vamos lá, vamos direto ao que interessa.

 

Simulação da Aposentadoria

O portal Meu Inss, a partir das informações constantes na base de dados do Instituto Nacional de Seguridade Social, permite que os segurados possam consultar quanto tempo falta para se aposentar, seja considerando a aposentadoria por tempo de contribuição, seja considerando a aposentadoria por idade.

Durante a simulação é possível alterar a data de nascimento, assim como incluir vínculos trabalhistas que não constem na base do INSS.

Lembrando que esse serviço é apenas uma simulação para fins de informação, que pode ser usada por qualquer pessoa, sem restrições. Ele não garante o direito à aposentadoria.

Outro ponto importante a considerar é que essa simulação já está de acordo com as novas regras de aposentadoria, a partir da Reforma da Previdência, incluindo as regras de transição. Nesse sentido, temos três grupos de trabalhadores:

 

Passo a passo para saber quanto tempo falta para a aposentadoria

Antes de começar a consulta, é importante que você tenha em mãos suas carteiras de trabalho, onde constam os dados relativos a seus empregos anteriores, para se certificar que os dados constantes na base de dados do INSS estão corretos.

Agora, vamos ver o passo a passo para consultar o tempo que falta para a aposentadoria:

Esse processo também pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com o sistema operacional android ou IOS, seguindo os mesmos passos da consulta pela web.

Lembrando, mais uma vez, que se trata apenas de um simulador. O cálculo oficial deverá ser feito pelo próprio INSS, no momento da solicitação da aposentadoria.