Em breve, a Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos repasses do programa Bolsa Família, iniciará mais um ciclo de pagamentos para aqueles que possuem o direito de receber o benefício.
Revisão Cadastral Bolsa Família
Como foi anteriormente mencionado, os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de junho começarão em breve, e os beneficiários do programa estão ansiosos para saber sobre a atualização dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão.
No próximo mês, ocorrerão novos bloqueios, suspensões e cancelamentos no programa. A revisão cadastral nos dados do Cadastro Único continua sendo efetuada e, por esse motivo, aqueles que estão descumprindo as condicionalidades impostas devem estar atentos aos comunicados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para não perderem o benefício de maneira definitiva.
Além disso, foi informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social que aqueles que realizaram a atualização cadastral dentro do prazo estabelecido e que conseguiram comprovar suas informações tiveram suas pendências retiradas do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e poderão ter suas parcelas bloqueadas liberadas para saque agora em junho.
Por essa razão, os beneficiários do programa estão ansiosos pela atualização dos aplicativos, pois assim poderão conferir se irão ou não receber o benefício no próximo mês.
Atualização dos aplicativos
O Ministério do Desenvolvimento Social possui um planejamento mensal que leva em consideração os públicos, as inconsistências de cada um deles e, assim, realiza a atualização dos aplicativos oficiais do governo, que são o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão. De acordo com o planejamento do MDS, a atualização do sistema só teria início a partir do dia 10 de junho, após a virada da folha de pagamentos, que ocorrerá entre os dias 8 e 9, ou seja, na próxima semana.
Como a maioria dos beneficiários já sabe, a atualização dos aplicativos ocorre de maneira gradual, ou seja, aos poucos. Por esse motivo, os valores e as datas do mês vigente começam a aparecer separadamente.
Ainda estamos no final do mês de maio e, possivelmente, na próxima semana os aplicativos começarão a atualizar, conforme informado pelo MDS. No entanto, o governo tem até o dia 17 de junho, quando iniciam oficialmente os pagamentos, para efetuar esta atualização.
Portanto, para aqueles cujos aplicativos ainda não atualizaram, não há motivo para preocupação. Como mencionado anteriormente, essa atualização acontece aos poucos e, em breve, todos os beneficiários terão acesso aos valores e às datas para o próximo mês.
Calendário de pagamentos Bolsa Família junho
Os pagamentos do programa Bolsa Família programados para o mês de junho já foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior, sendo assim:
- NIS de final 1, pagamento dia 17, podendo ser antecipado para o dia 15.
- NIS de final 2, pagamento dia 18.
- NIS de final 3, pagamento dia 19.
- NIS de final 4, pagamento dia 20.
- NIS de final 5, pagamento dia 21.
- NIS de final 6, pagamento dia 24, podendo ser antecipado para o dia 22.
- NIS de final 7, pagamento dia 25.
- NIS de final 8, pagamento dia 26.
- NIS de final 9, pagamento dia 27.
- NIS de final 0, pagamento dia 28.
Os valores são depositados no Caixa Tem. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo e também é possível realizar o saque do dinheiro na agência ou em uma lotérica correspondente, com os documentos pessoais em mãos.