Ícone do site Instituto Montanari

Revisão Cadastral Bolsa Família: Milhares de beneficiários possuem parcelas interrompidas nos aplicativos

Bolsa Família 2024

Bolsa Família 2024

Após a grande ação de correção do Cadastro Único em 2023, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome dá prosseguimento à qualificação das informações em 2024. Cerca de sete milhões de famílias, incluindo beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados em 2024. A maior parte delas precisa dessa atualização porque estão com os registros desatualizados há mais de 24 meses.

Aqueles que estão com o benefício bloqueado neste mês de junho têm até o dia 14, próxima sexta-feira, para realizarem esta atualização; caso contrário, correrão o risco de ter o benefício cancelado nos próximos meses.

Revisão Cadastral Bolsa Família

A Revisão Cadastral no programa Bolsa Família abrange as famílias cujo cadastro está desatualizado há mais de dois anos. Já a Averiguação Cadastral verifica as famílias que apresentam algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício, ou de composição familiar. Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação.

As famílias que estão na Ação de Qualificação Cadastral devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social ou a gestão municipal do Cadastro Único para atualizar seus dados. Algumas precisarão que a atualização seja realizada no domicílio. Desde o dia 11 de janeiro de 2024, os municípios já têm acesso às listagens de famílias ou à consulta aos dados por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único e devem seguir o cronograma de atualização.

Neste mês de junho, aqueles beneficiários que estão bloqueados precisam comparecer à unidade do CRAS mais próxima até o dia 14, próxima sexta-feira, se quiserem voltar a receber o benefício no mês seguinte, ou seja, em julho.

Fonte: FDR

Bolsa Família Bloqueado por Averiguação

Para alertar sobre essa situação, o MDS está enviando um comunicado nos aplicativos oficiais do governo. Na mensagem é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade e evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente todas as pessoas que moram com você. Para mais informações, disque social 121 – Motivo Averiguação 2024”.

Portanto, quem receber essa mensagem deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único até o dia 14, próxima sexta-feira, para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais. Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento para realizar a atualização dentro do prazo estabelecido, o benefício poderá ser cancelado de maneira definitiva nos próximos meses.

Quando o beneficiário está em averiguação cadastral, existe a possibilidade de receber a visita domiciliar de um agente do CRAS para confirmar se todas as informações registradas no cadastro são verdadeiras.

Assim, os beneficiários que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e que conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, continuarão recebendo o valor de R$600 reais ou mais mensalmente.

Fonte: DCI

Calendário Bolsa Família para junho

Os pagamentos do Bolsa Família estão sendo efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo.

Em junho os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS. Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior.

Bolsa Família 2024

Lembrando que os valores são depositados no Caixa Tem e que em junho também haverá o pagamento do Auxílio Gás dos Brasileiros. Sendo assim, é possível realizar pix e transferências pelo próprio aplicativo, bem como realizar o saque desses benefícios na agência ou em uma lotérica correspondente.