O que anda se discutindo bastante no meio político é sobre a manutenção ou não dos 600 reais do Auxílio Brasil para o próximo ano.
O presidente Jair Bolsonaro já afirmou algumas vezes que o governo irá manter o benefício do Auxílio Brasil em 600 reais para os próximos anos, dentro da responsabilidade fiscal, ou seja, sem furar o teto de gastos. Segundo o presidente, isso já foi acertado com a equipe econômica do governo e esse valor deve ser incluído na LOA, a Lei Orçamentária Anual, que prevê as receitas e fixa as despesas do governo federal para o próximo ano. O governo tem até o final desse mês para enviar a proposta da LOA para o Congresso.
E hoje começa oficialmente as campanhas dos candidatos que concorrerão a cargos políticos, mas as promessas e acusações de um candidato para outro já começaram há algum tempo.
Na última semana, o deputado André Janones, juntamente com o ex-presidente Lula fizeram uma live, onde afirmaram mais uma vez que o presidente Jair Bolsonaro vai acabar com o Auxílio Brasil no final de dezembro.
Isso tem gerado preocupação em muitos beneficiários e, diante disso, o Ministério da Cidadania emitiu um comunicado oficial a todos que recebem o Auxílio Brasil.
Esse comunicado foi publicado na última semana no site oficial do Ministério da Cidadania.
Alguns pontos importantes da Nota de Esclarecimento:
– O Ministério da Cidadania esclarece, mais uma vez, que o Auxílio Brasil não vai acabar em dezembro deste ano, pois trata-se de um benefício permanente, instituído pela Lei No 14.284, de dezembro de 2021.
– A pasta vem garantindo atendimento pleno a 20 milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social, zerando a fila do programa, num repasse que ultrapassa doze bilhões de reais mensais injetados diretamente na economia dos estados e munícipios, tornando-se o maior programa de proteção social continuado da história do País.
– Em paralelo ao Auxílio Brasil, o Ministério criou o Auxílio Gás dos brasileiros, benefício pensado para amenizar o custo da produção alimentar. As famílias recebem, a cada dois meses, o valor correspondente a 100% de um botijão de gás, estabelecido com base no Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.