Ícone do site Instituto Montanari

Saque-Aniversário chegou ao fim? Modalidade pode acabar em 2023

Lula e Luiz Marinho falam sobre Saque Aniversário do FGTS

Fonte: Condsef

Aproximadamente 28 milhões de trabalhadores já aderiram ao Saque Aniversário, que permite que o trabalhador consiga retirar parte dos valores das contas ativas e inativas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.

Fim do Saque-Aniversário a partir de março?

No dia 24 de janeiro, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se pronunciou novamente e disse que o Conselho Curador do FGTS não deve mais permitir, a partir de março, que sejam feitos novos pedidos de Saque-Aniversário do Fundo de Garantia por tempo de serviço.

Marinho destacou que o FGTS tem tripla função, a primeira é de conceder segurança e proteção financeira em um eventual desemprego, a segunda é a de financiamento da casa própria do trabalhador e a terceira é a criação de empregos no setor de habitação.

O ministro concedeu uma entrevista ao Globo News, no dia 24, onde explicou o motivo pela qual ele pretende acabar com essa modalidade do Saque-Aniversário em breve.

Fonte: Vermelho

Na entrevista, o ministro afirmou que está trabalhando para acabar com a modalidade do Saque-Aniversário do FGTS, a partir de março.

E dessa forma, novos pedidos não serão mais aceitos porém, os contratos que já estão em vigor não serão interrompidos.

De acordo com Marinho, muitos trabalhadores reclamam por conta de como essa modalidade é feita, pois se o trabalhador for optante pelo Saque-Aniversário, ao ser demitido ele não consegue sacar o valor integral do saldo do Fundo, durante dois anos, pois o valor fica retido.

Por conta disso, ele avaliou que o Saque-Aniversário enfraquece o fundo para investimentos a fim de gerar emprego, pois sobram menos recursos.

Muitas pessoas já aderiram ao Saque-Aniversário, pois para quem está com algumas dívidas, início de ano, muitas coisas para pagar, material escolar, IPVA, ou para aquelas pessoas que estão querendo investir em seu próprio negócio, o valor antecipado do Saque-Aniversário pode ser uma boa alternativa.

Então se você está nessa situação e quer antecipar o seu valor do FGTS através do Saque-Aniversário, antes que essa modalidade acabe, agora é a hora.

Para realizar essa antecipação do seu FGTS, é muito importante buscar uma instituição financeira de confiança, que dê suporte em todo o processo, que tire todas as dúvidas e que ofereça as melhores opções de crédito, e por isso, indicamos a Hipercred.

Um dos primeiros diferenciais da Hipercred é que ela já possui muitos anos no mercado atuando como correspondente financeira e representante de vários bancos, o que é extremamente vantajoso.

No caso da Hipercred, o processo para conseguir realizar a sua antecipação do FGTS é o seguinte: você entra em contato com Hipercred por meio do link que está abaixo.

✅ FALE COM O GRUPO HIPERCRED

📲 PARA FGTS: https://bit.ly/3vyokxU

Em seguida, você deve informar o valor que você deseja e número de parcelas e assim, a Hipercred oferece as melhores opções, dentro do valor que você possui em seu Fundo.

Portanto, se você deseja saber mais sobre isso e quer solicitar essa antecipação antes que seja tarde, basta clicar no link acima e você será encaminhado diretamente para o WhatsApp da Hipercred.

Imposto de renda sofrerá mudanças em 2023?

Desde o ano de 2016 a tabela do Imposto de Renda não sofreu nenhuma correção, de acordo com Luiz Marinho, existe a possibilidade de o governo Lula realizar essa correção pois esse tópico já está sendo discutido, junto a equipe econômica.

Durante a campanha eleitoral, o atual presidente Lula teve como uma de suas promessas a isenção do Imposto de Renda para os trabalhadores que recebem até R$5 mil reais por mês, porém, Wellington Dias, ministro do desenvolvimento social disse que esse tema não deve ser tratado agora em 2023, pois no momento as prioridades são outras, mas que essa hipótese não foi descartada e deve ser considerada ao longo do mandato do presidente.

Fonte: JOTA

No dia 18 de janeiro, Lula concedeu uma entrevista ao Globo News onde falou um pouco mais sobre essa isenção do imposto de renda para a classe média brasileira.

De acordo com o que foi dito por ele a ideia é fazer com que as pessoas que recebem menos tenham um valor menor descontado de sua folha de pagamentos e para aqueles que ganham mais tenham um valor maior descontado, ou seja, o presidente quer que esse imposto seja proporcional ao valor que é pago ao trabalhador mensalmente.

Ele não descartou a hipótese da isenção para os trabalhadores que recebem até 5 mil reais, porém, isso ainda será discutido junto a equipe econômica.

https://youtu.be/JLHqz0PsaAY