Seguro Desemprego Web Com Certificado Digital: Como Acessar

Seguro Desemprego Web Com Certificado Digital: Como Acessar

O empregador pode acessar o site do seguro desemprego web com certificado digital ou com senha, por meio do Empregador Web. O portal, criado pelo Ministério do Trabalho e da Economia em 2014, possibilitou que alguns serviços se tornassem mais ágeis e cômodos.

Desse modo, é possível acessar o site de duas formas. No entanto, é necessário ressaltar que apenas com o uso de certificado digital o usuário pode ter acesso a todos os serviços oferecidos pelo site, já que o uso com senha é mais restrito, para fins de segurança.

Além disso, ao acessar o site do seguro desemprego web com certificado digital, muitos procedimentos são realizados instantaneamente.

O problema, no entanto, é que nem todos possuem certificado digital ou sabem como o utilizar. Pensando nisso, neste artigo trouxemos dicas de como acessar o seguro desemprenho web com certificado digital. Saiba mais:

PUBLICIDADE

 

O Que é Seguro Desemprego Web?

O seguro desemprego web é como algumas pessoas se referem ao portal Empregador Web. Esse, por sua vez, é um site que foi criado em 2014 pelo Ministério do Trabalho para que o empregador pudesse ter acesso a alguns serviços de forma mais rápida e ágil, menos burocratizada.

Um dos serviços que podem ser feitos pelo portal, é o envio do seguro desemprego. Desse modo, o empregador não precisa fazê-lo de modo manual, garantindo mais comodidade.

Sendo assim, o próprio empregador pode solicitar o benefício, ou até mesmo por meio de procurador. O segundo caso é muito comum quando os outorgados são contadores, advogados ou o setor de RH da empresa.

No entanto, para garantir a segurança do empregador e proteger seus dados, para acessar o site é necessário que o indivíduo detenha uma senha eletrônica própria para isso ou o certificado digital.

PUBLICIDADE

Se você utilizar o certificado, no entanto, o acesso é mais completo e você consegue utilizar mais serviços.

Ressaltamos, ainda, que tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ são aceitos, ou seja, tanto o certificado digital de pessoa física quanto o de pessoa jurídica podem ser utilizados. Por outro lado, cartões cujo padrão é NF-e e NFC-e não podem ser utilizados.

 

Como Acessar o Site Seguro Desemprego Web Com Certificado?

Além de ser mais prática e completa, a usabilidade do site seguro desemprego web com certificado é segura, pois utiliza-se o protocolo Secure Socket Layer (SSL), comumente utilizado em sites públicos e bancos, para garantir a proteção de dados dos usuários.

Se você já possui o seu certificado e quer acessar o site Empregador Web utilizando-o, siga as instruções abaixo:

PUBLICIDADE
  • Já com o certificado, acesse o site Empregador Web;
  • Em seguida, clique na opção Cadastrar Gestor e preencha o formulário que será exibido. Você precisará fornecer dados como nome e CPF de todos os sócios da empresa;

seguro desemprego web com certificado

  • Abra o e-mail que você informou durante o cadastro para ter acesso aos dados de login que serão gerados automaticamente pelo site;
  • Acesse novamente o Empregador Web, e agora, no campo Opções de Acesso, clique em COM Certificado Digital:

  • Caso você tenha mais de um certificado em seu computador, aparecerá uma lista e você deverá selecionar qual você quer usar;
  • Uma nova janela será aberta pedindo o PIN do certificado;
  • Informe o login e a senha que foram enviados por e-mail.

Pronto. Agora você pode utilizar os serviços seguro desemprego web com certificado.

 

Como Conseguir Certificado Digital?

O certificado digital pode ser conseguido tanto para CPF quanto para CNPJ.

PUBLICIDADE

O sistema adotado pelos certificados digitais no Brasil é a ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil. Atualmente, há 17 Autoridades Certificadoras no país que oferecem esse serviço.

Os modelos mais populares comercializados são o A1 e o A3. Enquanto o primeiro tem validade de 1 ano, o outro expira em 3 anos.

Sabendo disso, é necessário encontrar a Autoridade de Registro mais próxima a você e agendar um atendimento.

No processo de agendamento, você será informado quanto aos documentos necessários para a emissão do documento.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta