Ícone do site Instituto Montanari

Reajuste das alíquotas do eSocial para o Simples Doméstico: Confira aqui

simples domestico

As alíquotas do Simples Doméstico já passaram pelo reajuste previsto para o ano de 2021. A mudança no valor se deu pelos reajustes no valor cobrado pela Previdência Social e pelo teto de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, o novo valor da guia do Simples Doméstico já é válido. Continue lendo e entenda como ficará.

É preciso levar em consideração que além da alíquota da guia do Simples Doméstico, outros benefícios previdenciários também serão afetados, tais como a cota de salário-família. A RFB (Receita Federal do Brasil) apontou que, em relação a esse benefício, o novo valor praticado em 2021 será de R$ 51,27.

 

Como Funciona o Simples Doméstico?

Antes de conferir as alíquotas do Simples Doméstico, é fundamental entender como esse instrumento funciona e como afeta os optantes.

Instituído em 2015 pela Lei Complementar nº 150, tem como objetivo subsidiar a manutenção de dados e recolhimentos tributários válidos na relação de emprego do doméstico.

De acordo com a referida lei, é válido para o contrato de trabalho doméstico e para o Simples Doméstico, o que segue:

Ou seja, essas são as principais disposições a respeito da relação empregatícia de trabalhadores doméstico e das contribuições referentes ao Simples Doméstico.

 

Alíquotas do Simples Doméstico no eSocial

As alíquotas vigentes no Simples Doméstico praticadas em 2021, após o reajuste, são:

Na guia emitida pelo Simples Doméstico, há a incidência dos seguintes tributos:

Ainda de acordo com a Lei citada, o Simples Doméstico assegurará o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes valores: