Ícone do site Instituto Montanari

Tive o MEI Cancelado: E agora? O que fazer?

mei cancelado

mei cancelado

Você sabia que não cumprir com as obrigações enquanto microempreendedor individual pode fazer você ter o MEI cancelado?

É isso mesmo. Apesar da modalidade MEI ter sido criada com o objetivo de simplificar a vida dos empreendedores que desejam se formalizar, existem obrigações que precisam ser cumpridas para evitar que a empresa tenha problemas no futuro.

Então, vamos entender o que significa ter MEI cancelado, em quais situações isso pode acontecer e, caso isso aconteça com você, o que você pode fazer?

O que significa ter MEI Cancelado?

Ter o MEI cancelado significa dizer que a inscrição do CNPJ daquela empresa foi cancelada. Neste caso:

O cancelamento MEI é regulamentado por meio da resolução nº 36, de 2016 estabelecida pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – que regulamenta a Lei Complementar 123, de 2006.

Em que casos uma empresa pode ter o MEI cancelado?

Isso acontece quando a empresa não cumpre com as suas principais obrigações como microempreendedor individual, que são:

Quando o empreendedor fica sem pagar o DAS por alguns meses ou não entrega a declaração anual, ele corre o risco de ter o MEI cancelado.

O cancelamento das empresas inadimplentes é realizado todos os anos, no período de 1o de julho a 31 de dezembro

Mas, é importante que eu diga que, antes de ter o MEI cancelado, primeiro o CNPJ é suspenso. 

Se o MEI for suspenso, o empreendedor tem até 90 dias para pagar todas as taxas e regularizar a situação da empresa. Desta forma, o MEI é reativado, o empreendedor pode continuar usando o mesmo CNPJ e obter todos os seus direitos enquanto MEI.

Mas, quando a situação da empresa não é regularizada no prazo previsto, o resultado é ter o MEI cancelado.

Vale a pena fazer uma observação: existem outros motivos que podem levar a empresa a ser desenquadrada como MEI. Mas isso não significa que a MEI é cancelada, ou seja, o CNPJ continuará ativo, mas a empresa terá que trocar de modalidade, se transformando em uma ME. Isso acontece com a MEI passa:

Tive o MEI cancelado. Posso reverter a situação?

Não. Depois de ter MEI cancelado, não é possível voltar atrás. Quando acontece isso, o empreendedor terá que abrir uma nova empresa. Essa nova empresa pode ser MEI, mas o CNPJ será outro, uma vez que não é possível aproveitar o CNPJ de uma empresa que foi cancelada.

E, para abrir a nova MEI, o empreendedor deve preencher os mesmos pré-requisitos de quando abriu a sua primeira MEI:

Lembrando que, ter MEI cancelado não isenta o empreendedor de pagar todas as dívidas em aberto relativas ao CNPJ que foi cancelado, como por exemplo, o pagamento das contribuições que não foram pagas. 

Essas dívidas serão cobradas pelo governo, do empreendedor que era responsável pelo MEI cancelado, dentro de um prazo máximo de 5 anos.

Antes do cancelamento MEI, existe algum aviso prévio?

Antes de cancelar as MEIs, o Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criado para tratar do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, publica as informações das MEIs que serão canceladas.

Quem deixou de entregar a declaração anual da MEI nos últimos anos ou está inadimplente em relação ao pagamento da DAS mensal é importante ficar de olho, para evitar se pegue de surpresa.

Isso porque, antes do cancelamento, você consegue revertê-lo regularizando a situação fiscal da empresa.

Como saber se a MEI foi cancelada?

É possível saber se a MEI foi cancelada, consultando o portal de empresas do governo federal, no endereço https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Clique em “Já sou MEI”. 

Em seguida, clique em “Consulta CNPJs cancelados”.

Na página seguinte, clique em “Consultar CNPJ Cancelados”.

Na página que se abrirá, insira o CNPJ que deseja consultar, bem como o CPF do titular da empresa. Repita os caracteres de segura e clique em “Consultar”, para saber se a MEI foi cancelada ou não.

Assista o nosso vídeo sobre ter o mei cancelado: