O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue pelo governo. Este cartão substituirá o antigo cartão do Bolsa Família, que por enquanto, continua válido.
Nesse primeiro momento, vão receber os cartões do Auxílio Brasil os beneficiários do programa na modalidade poupança social digital. A emissão ocorre de forma gradual para um público estimado de 6 milhões e 600 mil famílias, que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021. Neste mês de julho, a previsão do Ministério da Cidadania é de que sejam emitidos mais de 3 milhões de cartões.
Estão recebendo primeiro os beneficiários que cujos municípios de residência não apresentam canal de pagamento da Caixa ou àqueles que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas.
O cartão está sendo encaminhado pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único. Por esse motivo também, é muito importante que os dados estejam atualizados no Cadastro único. Se você se mudou recentemente, não se esqueça de atualizar o seu cadastro no Cadúnico. Nós já mostramos aqui no canal como você pode atualizar os seus dados no cadúnico. Vou deixar o link do vídeo que fizemos aqui no card pra vocês.
O cartão do Auxílio Brasil é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:
- Funcionalidades do cartão
- Como cadastrar a senha do cartão
- Condicionalidades do programa
- Calendário de pagamento do programa
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
A expectativa do governo é que o novo cartão chegue a todos os beneficiários, gradativamente.
Quem ainda não recebeu, pode ficar tranquilo. O beneficiário pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil normalmente com o cartão do extinto Bolsa Família.
A versão modernizada do cartão do Auxílio Brasil tem chip na função débito, que permite aos usuários:
- realizar compras em mercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros;
- acompanhar e movimentar a conta; e
- controlar despesas.
Além disso, com o novo cartão é possível realizar pagamentos e saques totais ou parciais do benefício.
Portanto, com o novo cartão do auxílio brasil é possível realizar compras em estabelecimentos comerciais, como mercados e padarias, por exemplo, na função débito.
Além disso, você pode sacar totalmente ou parcialmente o benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa Econômica Federal e também nos bancos 24h.
COMO CADASTRAR A SENHA DO CARTÃO DO AUXÍLIO BRASIL
Quando o usuário recebe o cartão do Auxílio Brasil, a senha para uso pode ser cadastrada:
- nas unidades lotéricas,
- nas agências da Caixa Econômica Federal, ou
- no aplicativo Caixa Tem.
No aplicativo Caixa Tem, basta selecionar a opção “Auxílio Brasil” e depois é só selecionar a opção “Criar senha do cartão”.
No novo cartão do Auxílio Brasil, as seguintes informações são mostradas Na parte da frente:
» Identificação do Programa Auxílio Brasil
» Número do cartão
» NIS e Nome do Responsável Familiar
» Validade do cartão
» Número da conta
Na parte de trás do cartão, aparece as seguintes informações:
» Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
» Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania
» Bandeira do Caixa Aqui
» QR Code
» Bandeira do banco 24Horas
» Bandeira da Elo ou Visa
Apesar de haver questionamentos por parte de alguns parlamentares sobre a entrega do novo cartão do Auxilío Brasil, o Governo Federal alega não haver interesse eleitoral nisso e sim mais uma facilidade para as famílias assistidas pelo programa Auxílio Brasil.
Para acompanhar o envio do novo cartão do Auxílio Brasil, o beneficiário pode ligar para a Caixa Econômica Federal, nos telefones 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800-1040104, para as demais regiões.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o cartão do Auxílio Brasil.