Instituto Montanari

Como Consultar Aprovação de Benefício do INSS: Veja o Passo a Passo

A aprovação de benefício do INSS pode ser consultada em poucos instantes pela internet ou pelo telefone. Dessa maneira, não é preciso recorrer ao advogado sempre que quiser verificar o andamento do processo. Neste artigo preparamos um passo a passo ensinando a efetuar a consulta.

Quando um segurado da Previdência Social da entrada em um benefício (como a aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, dentre outros), deve aguardar um prazo para que o Instituto Nacional do Seguro Social analise o pedido e, a partir disso, aprove ou desaprove.

A boa notícia é que hoje em dia os segurados podem consultar aprovação de benefício do INSS em poucos instantes e sem nenhum tipo de burocracia. Sem sequer sair de casa é possível verificar se o pedido foi deferido ou indeferido. Confira o passo a passo:

 

Consultar Aprovação de Benefício do INSS Pela Internet

Para consultar aprovação de benefício do INSS pela internet, é necessário acessar o portal “Meu INSS”. Esse é o site que a Previdência Social disponibiliza aos usuários para autoatendimento.

PUBLICIDADE

Ou seja, graças aos serviços eletrônicos disponibilizados nessa plataforma, não é necessário ir à agência sempre que quiser fazer uma solicitação, dar entrada em um pedido ou simplesmente acompanhar a aprovação de benefícios do INSS.

Para efetuar a consulta, siga o passo a passo abaixo:

PUBLICIDADE

 

Consulta Por Telefone

Outra forma de consultar a aprovação de benefício do INSS é por meio de contato telefônico. Essa é a melhor opção para quem não tem intimidade com informática.

Para verificar o andamento do pedido, basta entrar em contato com o número 135 da Previdência Social. Ao ser atendido, você deverá informar que quer saber a situação do benefício.

Não se esqueça de estar munido com seus documentos pessoais para acelerar o procedimento. O atendente poderá solicitar seu CPF, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

Consultar Aprovação de Benefício do INSS Por Aplicativo

Por fim, existe uma outra alternativa para verificar o andamento de um benefício, que é por aplicativo.

PUBLICIDADE

O app “Meu INSS” está disponível para aparelhos iOS (iPhone e iPad) e Android (Sony, LG, Samsung, dentre outros).

O primeiro passo para efetuar a consulta é baixar o app em seu disposto. Em seguida, você deverá fazer login com suas credenciais. Caso ainda não seja registrado, basta tocar na opção “Crie sua conta”.

Se você já possui uma conta no site do Meu INSS ou nos sistemas Gov.br, deverá fazer login com essas informações.

Ao acessar o sistema, basta procurar a opção “Consulta de situação de benefício”. Em seguida você terá acesso aos benefícios solicitados e poderá acompanhar o andamento.

PUBLICIDADE

Válido lembrar que independentemente do método escolhido para acompanhar a aprovação de benefício do INSS, os serviços são totalmente gratuitos e instantâneos.

 

Prazo Para Análise de Benefícios

Confira abaixo o prazo máximo para deferimento ou indeferimento do pedido de benefícios:

Lembramos que caso seu pedido seja indeferido, você pode entrar com recurso. Neste post explicamos detalhadamente como proceder.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile