Auxílio Brasil hoje: vamos aqui às nossas atualizações do dia sobre o Auxílio Brasil e muito mais…
O Ministério da Cidadania emitiu uma nota recomendando que os beneficiários do Auxílio Brasil fiquem atentos ao aplicativo oficial do Auxílio Brasil.
Se você ainda não baixou o aplicativo para o seu celular, é bom fazer isso o mais breve possível. É através desse aplicativo que o governo pretende construir o seu principal canal de comunicação com as pessoas que fazem parte do programa social.
De acordo com a nota do Ministério, as centrais telefônicas de atendimento do Ministério da Cidadania muitas vezes ficam sobrecarregadas de pessoas buscando informações que já estavam disponíveis no aplicativo. Por isso é tão importante acompanhar as novidades por lá, com regularidade.
O aplicativo emite mensagens relativas a novos integrantes do programa, assim como os cancelamentos do benefício.
Um ponto importante quando falamos de mensagens de cancelamentos, é que nas mensagens enviadas através do aplicativo oficial o governo informa motivo do cancelamento ou suspensão, o que facilita a resolução do problema.
Então, mesmo se você ainda não fizer parte do Auxílio Brasil, mas já tiver se inscrito no CadÚnico, já pode começar a acompanhar o aplicativo para saber se foi selecionado para fazer parte do programa.
Isso porque, assim como no mês de fevereiro o governo inclui mais de 3 milhões de beneficiários à folha de pagamento do Auxílio Brasil, a expectativa é de que o governo continue adicionando novos beneficiários todos os meses, para continuar mantendo a fila de espera zerada.
E por falar em aplicativo do Auxílio Brasil, veja qual é o aplicativo oficial do programa e como você pode fazer para identificar os aplicativos falsos que tentam se passar por aplicativos oficiais para pegar os dados dos usuários.
Em uma pesquisa na Play Store, identificamos pelo menos 8 aplicativos falsos, tentando se passar pelo aplicativo do Auxilio Brasil oficial.
Esses aplicativos fake, muitas vezes enviam notificações para o celular, na tentativa de chamar atenção. E alguns ainda tem buscar informações pessoais, solicitando dados como o Número de Identificação Social, que é o NIS, CPF, número de carteira de trabalho e número do telefone, entre outras informações.
Observe que abaixo do nome do aplicativo aparece o nome do desenvolvedor. Neste caso, o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal. Se na hora de baixar tiver qualquer outro nome que não seja o da Caixa, desconfie e não baixe.
O nome correto do aplicativo é Auxílio Brasil GovBr. Cuidado com aplicativos com nomes parecidos, tais como Meu Auxílio, Auxílio Brasil Consulta, Consulta Auxílio Brasil, Calendário Auxílio Brasil, dentre outros.
Lembre-se que o nome correto é Auxílio Brasil GovBr.
E esse ponto merece a sua atenção: não estamos dizendo que todos os aplicativos que falem de Auxílio Brasil são fraudulentos. Estamos fazendo aqui o alerta de que infelizmente existem muitos aplicativos fakes tentando se aproveitar dos usuários.
Então, em caso de dúvidas, não forneça seus dados pessoais, números de documentos, em aplicativos que não sejam os oficiais, porque você não terá como ter certeza se trata-se de golpes de pessoas má intencionadas ou não.
E, finalmente, mas também muito importante: não clique em links recebidos por e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp. E aqui vale até mesmo para aquelas mensagens que foram repassadas por amigos ou no grupo da família.