Benefício Emergencial Prorrogação… Pergunta que não quer calar: afinal, o BEM, o Benefício Emergencial, será prorrogado?
Essa semana, após termos o anúncio feito pelo Ministro Paulo Guedes de que o auxílio emergencial será sim prorrogado por mais dois ou três meses, muita gente se perguntou se essa medida seria repetida em outros programas criados pelo governo durante a pandemia.
Um dos programas que gerou esse tipo de questionamento foi o BEM, o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permitiu que empregadores e empregados fizessem acordos para redução de jornada de trabalho e salários ou para a suspensão temporária dos contratos.
A Medida Provisória que criou o BEM, editada no final do mês de abril, estabeleceu que as empresas poderão estabelecer acordos com os seus funcionários, com duração máxima de até 120 dias. Essa MP perderá a validade no dia 25 de agosto. Mas esse prazo será suficiente? Ou o Bem será prorrogado?
Se essa é a sua dúvida, assista esse vídeo até o final que fomos buscar a resposta.
Benefício Emergencial Prorrogação: o Bem será prorrogado? O que diz o governo
O secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, participou de um webinar essa semana e comentou sobre as medidas adotadas pelo governo, durante a pandemia, para minimizar os efeitos da crise no mercado de trabalho.
Ele fez uma avaliação sobre os programas que foram mais eficientes, no qual destacou o BEM, programa que, segundo ele, tem sido reconhecido no mundo inteiro.
Ele destacou também a questão jurídica do BEM, como uma inovação que ficará para as gerações futuras e também adiantou os planos do governo em relação a definição de se o bem será prorrogado ou não.
https://youtu.be/56L6veB_rQg