Ícone do site Instituto Montanari

Bloqueios no Bolsa Família atingem milhares de beneficiários neste mês de dezembro

Lula

Lula

O Ministério do Desenvolvimento Social continua a realizar um pente-fino nas informações dos mais de 21 milhões de beneficiários, com o objetivo de aumentar a precisão dos programas de distribuição de renda, especialmente o Bolsa Família.

Averiguação Cadastral Bolsa Família

Os valores retroativos referentes aos meses em que o benefício estava bloqueado só podem ser retirados na agência da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas correspondentes, pois não são depositados no Caixa Tem. Assim como muitos beneficiários têm suas parcelas liberadas após meses de interrupção, milhares de beneficiários estão passando pelo processo de cancelamento e bloqueio no programa Bolsa Família.

A averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família está em andamento. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, em dezembro ocorreram novos bloqueios e cancelamentos. É importante destacar a diferença entre bloqueio e cancelamento, pois os procedimentos para tentar recuperar o pagamento do benefício são distintos.

Bolsa Família 2023
Bolsa Família bloqueado

Quando o Bolsa Família é bloqueado, o beneficiário pode procurar o centro de atendimento do Cadastro Único ou o CRAS para obter esclarecimentos sobre o motivo do bloqueio e tentar reaver o pagamento sem a necessidade de recadastramento. Se o benefício foi bloqueado devido ao não cumprimento dos requisitos ou falta de atualização no cadastro, o beneficiário pode atualizar os dados e tentar recuperar o pagamento.

Bolsa Família cancelado

O cancelamento, por outro lado, é diferente. Se o beneficiário não cumprir as condições de renda, como ultrapassar o limite permitido, que é de R$660 na regra de proteção, o benefício é cancelado permanentemente. Para voltar a receber, é necessário fazer um recadastramento completo e aguardar na fila de espera.

Fonte: DCI

Como reaver o pagamento?

Aqueles que estão bloqueados devem respeitar o prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e comparecer o mais rápido possível ao CRAS mais próximo para atualizar o Cadastro, caso contrário, o benefício será cancelado permanentemente. Se o benefício foi cancelado, também é necessário ir ao setor de atendimento do Cadastro Único para fazer um novo cadastro. Após este procedimento, a família será submetida a uma análise cadastral e, se o MDS ainda considerar elegível, será incluída novamente na lista de beneficiários do programa assistencial.

É importante lembrar que todas essas informações estão disponíveis nos aplicativos oficiais do governo, como o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Cadastro Único. Também é possível obter informações na central de atendimento, ligando para o número 121.

Calendário de pagamentos Bolsa Família