Por várias vezes, o canal recebeu inúmeras perguntas relacionadas a novos aprovados para a folha de pagamentos do programa Bolsa Família. Devido ao mês de dezembro, muitas famílias estão questionando se existe a possibilidade de o governo anunciar novos aprovados para o ano de 2024.
Muitas famílias questionam sobre a possibilidade de o governo liberar novos aprovados para os programas sociais, como o Bolsa Família, o Auxílio Gás, o BPC, entre outros. Isso ocorre porque muitas pessoas ainda aguardam ansiosamente nas filas de espera por essa aprovação.
Será que haverá novos aprovados no programa Bolsa Família em 2024?
A fila do Bolsa Família, conhecida como o saldo de famílias habilitadas para o programa, mas que não estão recebendo o benefício, atingiu quase meio milhão em agosto, de acordo com dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente existem mais de 465 mil famílias que poderiam estar recebendo os benefícios do programa, mas não estão. Isso representa um aumento de 12% em comparação com o mês de maio.
O ministério informou em nota que o Sistema de Benefícios do programa ficou indisponível entre junho e julho em várias de suas funcionalidades, incluindo a habilitação, seleção e concessão de benefícios. Como resultado, as equipes locais do programa tiveram que realizar o trabalho através de um módulo de administração offline, o que impactou a folha de pagamentos do Bolsa Família dos últimos meses.
Em relação ao aumento registrado nos últimos meses, o ministério afirmou que o fluxo de entrada e saída do programa passa por revisões mensais, de acordo com o ciclo operacional da folha de pagamento do programa, e que as ações de aperfeiçoamento da gestão visam manter a eficiência do gasto público, evitando que famílias com informações cadastrais inconsistentes ingressem no programa.
O ministério destacou que a situação de pobreza e o número de famílias habilitadas sofrem variações de acordo com o ritmo das ações de gestão da folha de pagamento e atualização cadastral, entre outras variáveis, o que pode resultar em aumentos ou diminuições no número de famílias beneficiadas.
A pasta ressaltou que os processos de averiguação e revisão cadastrais têm contribuído para maiores oscilações no volume de cancelamentos do benefício e que o mesmo acontece em relação às famílias habilitadas, que podem ser ampliadas pela atuação dos municípios com a Busca Ativa em determinados meses e não em outros.
O ministério destacou ainda que o ano de 2023 é um momento singular de reconstrução e reorganização de diversas dinâmicas relacionadas à execução de políticas públicas, especialmente aquelas voltadas para a população mais vulnerável, como o Programa Bolsa Família.
Portanto, 2024 será um ano de avanços e de possíveis ampliações na folha de pagamentos dos beneficiários do programa Bolsa Família. Sendo assim, aqueles que se encontram na fila de espera devem aguardar um pouco mais, pois em breve o governo poderá liberar novas vagas de ingresso.
Notificação – Pagamento Bolsa Família
Aqueles que forem aprovados na análise e que entrarem na folha de pagamentos do programa Bolsa Família receberão uma notificação em seu aplicativo. Nela é dito o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Pagamento. A partir deste mês sua família está recebendo os benefícios do programa Bolsa Família. Você pode acessar os benefícios pela poupança digital no aplicativo Caixa Tem. Mantenha o seu cadastro atualizado e as crianças e jovens na escola. Mantenha em dia a vacinação de crianças e gestantes, dúvidas ligue 121.”
Após dois meses com bloqueios, cancelamentos e suspensões, o Bolsa Família voltou a incluir novos beneficiários na folha de pagamentos. O MDS anunciou em suas redes sociais que mais de 1 milhão de novas famílias foram incluídas no programa desde seu anúncio.
Por meio do programa Busca Ativa, novos beneficiários que tinham direito ao benefício, mas ainda não o recebiam, foram incorporados ao Bolsa Família. A ampliação do limite de renda para R$218 em março possibilitou que mais famílias se qualificassem pelo critério de renda, e desde então, mais de 1 milhão de novas famílias foram incluídas no programa.
Portanto, se alguém já realizou o cadastro e se encontra na fila de espera, deve se manter em alerta, pois em breve o governo vai liberar novas vagas na folha de pagamentos e essa pessoa poderá ser incluída.