O calendário de pagamentos do Bolsa Família começou na última sexta-feira, dia 14. Esta semana, mais grupos receberão o benefício pago pelo governo.
De acordo com o que consta no calendário oficial, durante esta semana os pagamentos serão efetuados de segunda-feira a quinta-feira, na sexta-feira, dia 21, não teremos depósitos devido ao feriado de Tiradentes.
O ministério do Desenvolvimento Social, está realizando uma averiguação cadastral nos dados do Cadastro Único, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o benefício do Bolsa Família de maneira irregular, para que elas sejam retiradas do programa.
Pagamentos Bolsa Família em abril
Os depósitos do Bolsa Família já estão ativos. O calendário de pagamentos referente ao mês de abril teve início na última sexta-feira, dia 14, quando receberam os beneficiários com NIS de final 1, os afetados pelas chuvas e pela estiagem e também os povos Yanomami.
No dia 17, segunda-feira, receberam os beneficiários com NIS de final 2, que não receberam antecipadamente no sábado, dia 15.
No dia 18, terça-feira, recebem os beneficiários com NIS de final 3.
Para os beneficiários com NIS de final 4, pagamento no dia 19, próxima quarta-feira.
Para os beneficiários com NIS de final 5, pagamento no dia 20, quinta-feira.
Na sexta-feira, dia 21, os depósitos serão interrompidos devido ao feriado de Tiradentes, porém, no dia 22, sábado, a Caixa Econômica Federal vai antecipar os pagamentos dos beneficiários com NIS de final 6, que receberiam apenas na segunda-feira, dia 24.
Os pagamentos seguem durante a próxima semana, até o dia 28, quando recebem os beneficiários com NIS de final 0.
Bloqueios Bolsa Família
O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse durante entrevistas que o governo realizou agora em abril, um bloqueio em massa no Bolsa Família de aproximadamente 1 milhão de cadastros unipessoais, que apresentavam índices de irregularidades.
Se no seu aplicativo está constando a mensagem “Bloqueado Referência 04/2023”, significa que o Ministério do Desenvolvimento Social, já enviou o valor referente ao pagamento de seu benefício para a Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos repasses do Bolsa Família.
Ele pode se encontrar bloqueado em duas situações, a primeira é se ainda não estiver na data de efetuar o seu pagamento, que como a maioria já sabe, é realizado levando em consideração a numeração final do NIS.
E a segunda é se você já recebeu o seu benefício e já realizou o saque, pois nesse caso o benefício se encontrará temporariamente bloqueado, para que em breve conste no aplicativo os valores do próximo mês.
Ou seja, isso não significa que o seu benefício foi bloqueado, então quanto a isso, não há com o que se preocupar.
Alertas nos aplicativos oficiais do governo
Se o seu benefício for de fato bloqueado, o governo enviará uma mensagem através do aplicativo notificando o motivo pela qual você está sendo cortado do programa.
Essa mensagem por exemplo, diz respeito ao cancelamento do Bolsa Família, nela é dito que o benefício foi cancelado porque o governo identificou que a família possui uma renda mensal maior do que o permitido, para permanecer recebendo o benefício.
Para os beneficiários que tiveram o benefício bloqueado será necessário comparecer presencialmente até uma unidade do CRAS com os documentos do responsável familiar e dos demais integrantes que compõe a família, para realizar a atualização do cadastro, pois caso contrário o benefício será cancelado.
Caso o beneficiário consiga comprovar que de fato se enquadra em todos os requisitos do programa, terá o pagamento do Bolsa Família retomado, inclusive com o depósito retroativo dos meses que foram suspensos.