Um novo ano se inicia e com isso, muitas pessoas já estão querendo saber sobre as novidades que serão anunciadas em breve no programa Bolsa Família, que atualmente atende cerca de 21 milhões de núcleos familiares registrados no Cadastro único. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome tornou público recentemente o cronograma de desembolsos do programa Bolsa Família para o ano de 2024. A disponibilidade dos benefícios está determinada de acordo com o último algarismo do Número de Identificação Social presente no cartão do Bolsa Família.
No início do período de pagamento, os recursos destinados aos beneficiários com NIS terminados em 1 são liberados. A cada dia subsequente, um novo grupo de beneficiários tem acesso aos valores, culminando no último grupo, cujo NIS termina em 0. Os pagamentos ocorrem ao longo dos últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o calendário é adiantado.
Quem está apto a receber o Bolsa Família em 2024?
Para que as famílias possam ser consideradas elegíveis para o programa Bolsa Família, elas devem satisfazer condições específicas relacionadas à saúde e à educação. Isso inclui a obrigatoriedade de garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes com idade entre quatro e 17 anos, a realização de acompanhamento pré-natal para gestantes, a realização de avaliações nutricionais (peso e altura) em crianças com até sete anos de idade, e a adesão ao calendário nacional de vacinação.
É de extrema importância que as famílias informem que são beneficiárias do programa Bolsa Família quando matricularem seus filhos na escola e os levarem para receber as vacinas nos postos de saúde.
Calendário de pagamentos para janeiro
Os depósitos serão efetuados seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que se encontram em estado de calamidade continuam tendo o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS. Para os demais, os valores são depositados levando em consideração a numeração final do NIS e os depósitos programados para segunda-feira, podem ser antecipados para o sábado anterior.
- NIS de final 1 e moradores de municípios que foram afetados por desastres ambientais recentes, pagamento dia 18.
- NIS de final 2, pagamento dia 19.
- NIS de final 3, pagamento dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20.
- NIS de final 4, pagamento dia 23.
- NIS de final 5, pagamento dia 24.
- NIS de final 6, pagamento dia 25.
- NIS de final 7, pagamento dia 26.
- NIS de final 8, pagamento dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27.
- NIS de final 9, pagamento dia 30.
- NIS de final 0, pagamento dia 31.