Ícone do site Instituto Montanari

Calendário Auxílio Brasil Junho 2022

O Auxílio Brasil será entregue no mês de junho com valor mínimo de 400 reais por família. O pagamento começa no dia 17 de junho para os beneficiários com NIS terminado em 1.

Quem tem o NIS terminado em 2, recebe dia 20 de junho,

NIS final 3, dia 21 de junho

NIS final 4, dia 22 de junho

NIS final 5, dia 23 de junho

NIS final 6, dia 24 de junho

NIS final 7, dia 27 de junho

NIS final 8, dia 28 de junho

NIS final 9, dia 29 de junho

e os pagamentos serão finalizados no dia 30 de junho, quando serão contemplados os beneficiários com NIS de final 0, conforme calendário estabelecido pelo governo federal.

CALENDÁRIO AUXÍLIO BRASIL 2022

AUXÍLIO-GÁS

E outra boa notícia é que neste mês será pago o Auxílio Gás! O valor disponibilizado em abril foi de R$51,00. Para este mês, o valor ainda não foi divulgado. Por ser pago bimestralmente, os beneficiários do Auxílio Gás não receberam o valor no mês de maio, porém o pagamento será retomado agora em junho e seguirá o calendário de pagamento do Auxílio Brasil.

O Auxílio Gás é um programa do governo federal e foi criado com a finalidade de diminuir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento familiar das famílias de baixa renda.

Para isso, a cada dois meses as famílias selecionadas são contempladas com o valor que representa 50% do valor médio do gás de cozinha no Brasil. O valor é calculado com base em informações divulgadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP. É feita a média do preço do botijão de gás de 13kg nos últimos 6 meses. O benefício é definido como a metade do valor médio, por isso, o benefício pode variar um pouco nos meses em que for disponibilizado.

Em geral, o Auxílio Gás é depositado em conta digital ou bancária juntamente com o Auxílio Brasil. Mas se a família não tiver acesso a uma dessas opções, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital. O valor poderá ser sacado em até 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício. Ele é exclusivo de quem adquiriu o direito de recebê-lo, ou seja, não pode ser transferido a outro titular.

Podem ser beneficiadas pelo Programa as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias que já recebem benefícios do governo federal, estadual ou municipal. No cálculo da renda per capta para receber o Auxílio Gás, o valor recebido pelo Auxílio Brasil não entra.

Podem também ser beneficiadas pelo programa as famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, inscritas ou não no Cadastro Único. Se a família estiver cadastrada no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro. Para famílias não inscritas no Cadastro Único, mas que tenham beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.

Para as demais famílias interessadas, o registro no Cadastro Único é obrigatório. Ele é a porta de entrada para os programas sociais do Governo e pode ser feito pelo próprio cidadão, de forma gratuita e sem a ajuda de terceiros como advogados.

É importante ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata da família no Programa. As famílias são selecionadas de forma automática por um sistema informatizado, a partir dos dados informados no CADÚnico sendo consideradas as regras do Auxílio Gás. A concessão do benefício vai depender de quantas famílias já foram atendidas no seu município em relação à estimativa de famílias vulneráveis da localidade. Além disso, o programa possui um limite orçamentário e precisa ser respeitado pelo Governo Federal.

Dentre as regras aplicadas na seleção das famílias, a prioridade para receber a ajuda do governo segue a seguinte ordem:

Primeiro, famílias cujo registro do CadÚnico tenha sido atualizado nos vinte e quatro meses anteriores. Por isso a importância de sempre manter os dados atualizados no sistema.

Em segundo, famílias com menor renda per capita;

Em terceiro, aquelas com maior quantidade de membros;

Em quarto, as famílias que já são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;

E em quinto, as famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

De acordo com a lei que rege o programa, o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.

Para saber se você vai receber ou não o Auxílio Gás neste mês, basta consultar o extrato de pagamento do benefício no aplicativo Auxílio Brasil,  no aplicativo Caixa Tem ou no Atendimento CAIXA, pelo telefone 111. A consulta por telefone vai exigir o seu CPF ou NIS para consulta.

Em caso de dúvidas, o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil Hoje e mais…