Passo a passo como fazer o pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único

Nova versão do app do Cadastro Único traz novas funcionalidades para os beneficiários
PRÉ-CADASTRO APLICATIVO CADASTRO ÚNICO PASSO A PASSO PRÉ CADASTRO APP CADÚNICO

O Ministério da Cidadania lançou um novo aplicativo, o Cadastro Único, como mais uma ferramenta de conectividade com os cidadãos.

Ele pode ser baixado na Apple Store ou na Play Store por meio do seu smartphone ou ainda poderá ser acessado na sua versão web.

O pré-cadastro é um serviço gratuito e serve para agilizar o cadastramento dos dados nos Postos de Atendimento do Cadastro Único.

Assim, você informa seus dados no aplicativo e depois tem o prazo de 120 dias para comparecer ao Posto de Atendimento para comprovar os dados já informados e complementar outros dados importantes referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.

Somente após a comprovação e complementação de informações o cadastro é concluído e o cidadão passa a ter o direito de solicitar benefícios sociais.

Para saber onde estão os Postos de Atendimento do Cadastro Único da sua cidade você pode consultar o aplicativo ou encontrar um CRAS mais próximo de sua residência clicando aqui.

E quem deve fazer o pré-cadastro?

Todo cidadão que não está inscrito no Cadastro Único e deseja se cadastrar pela primeira vez deve fazer o pré-cadastro.

É importante destacar que apenas o Responsável Familiar pode realizá-lo. Ou seja, apenas uma pessoa da família, aquela que vai prestar as informações dos demais familiares, deve fazer o pré-cadastro. De preferência, deve ser a mulher.

Antes de começar, tenha em mãos o número do CPF ou título de eleitor do Responsável Familiar.

Já para os demais, é necessário pelo menos um desses documentos:

  • CPF (de preferência);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho.

Os familiares que serão cadastrados junto ao responsável familiar são aquelas pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas.

Podem ser incluídas também as pessoas que estão internadas ou abrigadas em hospitais e asilos há menos de 12 meses. Pode usar também o número do RG, mas preferencialmente, use o CPF.

COMO FAZER O PRÉ-CADASTRO

Primeiramente, você deve possuir uma conta no portal Gov.br. Para ver o passo a passo de como se cadastrar no gov.br, clique aqui.

Já com a conta no Gov.br criada, você deve acessar o aplicativo Cadastro Único.

Veja a seguir no vídeo abaixo o passo a passo completo de como fazer o pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único.