O Cartão Cidadão é um cartão fornecido e administrado pela Caixa Econômica Federal, que facilita o acesso aos serviços sociais e trabalhistas. Ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa.
Assim sendo, nesse texto, você vai descobrir:
- SUMÁRIO
- Cartão Cidadão: Como funciona?
- Cartão Cidadão: Quem tem direito?
- Cartão Cidadão: Como solicitar?
- Como fazer a Senha Cidadão
Cartão Cidadão: Como funciona?
Ele é um cartão magnético, como aqueles de débito e crédito, porém com algumas funcionalidades diferentes. A primeira delas é que ele vincula todos os benefícios oferecidos pelo governo, facilitando o seu acesso. Além disso, por possuir o número do PIS, ele também serve como documento individual de identificação do trabalhador.
Outra facilidade que o cartão oferece é a possibilidade de usá-lo em todos os canais de pagamento e atendimento Caixa. Eles estão espalhados pelo país e podem ser encontrados em todos os municípios, ou seja, mesmo que você não esteja em seu estado de origem, ainda será possível sacar os benefícios nos seguintes postos de atendimento:
- Correspondente Caixa Aqui;
- Agências da Caixa;
- Casas lotéricas.
Vale ressaltar que se trata de um cartão gratuito, não sendo necessário pagar nada para a sua emissão.
Cartão Cidadão Caixa: Quem tem direito?
O cartão cidadão Caixa pode ser solicitado por qualquer pessoa que possua benefícios sociais e trabalhistas disponíveis para saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Bolsa Família. Vale lembrar que a emissão do mesmo só é possível caso existam benefícios disponíveis.
Outra informação importante é ele só está disponível para quem não possui conta Caixa. Caso você tenha uma conta individual na Caixa Econômica (como Poupança e/ou Conta Corrente), o seu benefício vai direto para a sua conta, não sendo necessária a criação do mesmo.
Cartão Cidadão: Como solicitar?
Mas afinal, cartão cidadão como fazer? Então… Existem duas maneiras: indo em uma agência da Caixa e pelo telefone.
Como solicitar o Cartão Cidadão numa agência Caixa
Para pedir de maneira presencial, basta comparecer a uma agência Caixa portando algum documento de identificação oficial, como carteira de trabalho, RG ou CNH. Se o seu número de CPF não estiver em nenhum dos documentos citados acima, também é necessário levá-lo.
Mesmo com todos os documentos em mãos e mesmo sendo um processo simples, talvez você enfrente algumas dificuldades como filas grandes ou demora no atendimento.
Como solicitar o Cartão Cidadão por telefone
Para fazer a solicitação por telefone, é necessário ligar no número 0800-726-0207. Também é necessário portar os mesmos documentos pedidos ao ir na agência. Mesmo sendo mais cômoda, a solicitação por telefone também pode ser um pouco lenta, portanto não se assuste se a sua ligação demorar para ser atendida.
Feito o pedido, o cartão será entregue na sua casa ou pode ser retirado na agência da Caixa. Quando já estiver com o cartão em mãos, será necessário fazer a Senha Cidadão para ter acesso ao dinheiro.
Como fazer a Senha Cidadão
A Senha Cidadão habilita o cartão e permite que você tenha acesso e saque os benefícios trabalhistas e de auxílio administrados pela Caixa por meio de terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.
Para fazer a Senha Cidadão em uma unidade lotérica, é necessário ligar antes para o Atendimento Caixa ao Cidadão, cujo número é 0800 726 0207, e comparecer a lotérica portando seu cartão e um documento oficial com foto. Segundo o site da Caixa, esse documento pode ser:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.)
- CTPS – modelo informatizado
- Carteira funcional
- Identidade militar
- Carteira de identidade de estrangeiros
- Passaporte
No caso do cadastro da Senha Cidadão em alguma agência Caixa, só é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação como esses citados acima, não sendo necessário portar o cartão.
Fonte: