Ícone do site Instituto Montanari

Compra da Casa Própria via Caixa Tem: Conheça a nova modalidade de crédito

casa própria via caixa tem

Imagem de Harry Strauss por Pixabay

A casa própria via Caixa Tem é mais uma facilidade para o cidadão brasileiro que está sendo preparada pela Caixa Econômica Federal.

O aplicativo Caixa Tem foi criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos brasileiros a serviços sociais, como o auxílio emergencial, e realizar diversas transações bancárias. O primeiro dia de cadastro teve 42 milhões de pessoas, sendo que a previsão inicial do projeto era para cerca de 30 mil pessoas.

Dentre as diversas funcionalidades do aplicativo, o usuário pode gerar um cartão de débito virtual e realizar compras na internet, também pode comprar no comércio por meio de QR code. O aplicativo está disponível para download no sistema Android e IOS.

Se o usuário, além de receber benefícios sociais, for correntista da Caixa, ele pode realizar transações como consulta de saldo e extrato, realizar pagamentos de boletos e fazer transferências.

Para utilizar o aplicativo, basta fazer o download na sua loja de aplicativos e acessar com o CPF e uma senha de 6 dígitos que deve ser criada no momento do primeiro acesso.

O aplicativo que começou atendendo os beneficiários do auxílio emergencial no início da pandemia do novo coronavírus, foi rapidamente ganhando mais funcionalidades. Assim, iniciou-se o processo de “bancarização” que é inclusão de cidadãos que não tinham acesso anteriormente aos serviços bancários nesse sistema de bancos. Pode-se dizer que isso é cidadania financeira.

Quanto mais pessoas têm acesso a esses serviços maior é o nível de bancarização de um país. O que é bom para todos, pois a economia é aquecida, sinalizando para o desenvolvimento.

Apesar de ser considerado um país com bom percentual de bancarização pelo Banco Central, está longe de ser o ideal para um país que almeja ser desenvolvido, nesses países a bancarização é próxima dos 100%. No Brasil, cerca 30% da população não tem conta em banco. O Caixa Tem pretende mudar essa realidade e já começou.

 

Casa própria via Caixa tem, como será?

O aplicativo Caixa Tem será integrado ao bando digital por meio de autorização do Banco Central.

Assim, a casa própria via Caixa Tem será disponibilizada por meio do programa do Governo Federal “Casa Verde e Amarela”, que substituiu o “Minha Casa, Minha Vida”, sendo que o microcrédito para a transação será disponibilizado via aplicativo.

O programa “Casa Verde e Amarela” foi instituído pela Lei 14.118/21 prioriza famílias de baixa renda, chefiadas por mulheres, composta por pessoas idosas, com deficiência crianças e adolescentes, ou seja, o objetivo é alcançar famílias em situação de vulnerabilidade social. A renda mensal para se inscrever no programa é de R$ 7.000,00. Os juros são maiores que do antecessor “Minha Casa, Minha Vida” pois foram perdidos alguns subsídios.

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o programa vai atender inicialmente cerca de 10 milhões de pessoas. O que seria inviável por meio presencial devido ao tamanho da operação.

A funcionalidade foi pensada também para facilitar o processo em tempos de pandemia. A ideia é que todos os cidadãos, inclusive aqueles que residem em locais onde não há uma agência da Caixa, possam ter acesso ao microcrédito e possam ser atendidas sem maiores dificuldades.

De acordo com Guimarães, cerca de 85% do crédito imobiliário é solicitado por meio dos correspondentes da Caixa e não nas agências do banco.

O crescimento do crédito imobiliário no ano de 2020 foi o maior da história da instituição, foi 60% maior que em 2019. Esse foi um ponto importante para que o programa da casa própria via Caixa Tem pudesse ser planejado.

Ainda não está disponível essa funcionalidade de solicitar empréstimo para compra da casa própria via Caixa Tem. Portanto, maiores informações serão dadas próximas ao lançamento oficial da novidade.

Veja as diferenças entre o Casa Verde e Amarela e Minha Casa, Minha Vida.