Você quer aprender como colocar a sua empresa no Google meu Negócio de forma simples e rápida?
Que o Google é uma poderosa ferramenta de busca, certamente você já sabe. Mas você sabia que existe uma forma de usar a ferramenta a seu favor, ampliando as possibilidades de conexão com os seus clientes?
Trata-se do Google Meu Negócio, uma ferramenta de promoção de empresas na busca do Google e no Google Maps.
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Esse gigante mundial das buscas é tão poderoso que, para você ter uma ideia, ele recebe mensalmente:
- 5 bilhões de pesquisas sobre restaurantes
- 3 bilhões de pesquisas sobre hotéis
- 1 bilhão de pesquisas sobre roupas
- 600 milhões de pesquisas sobre salões de beleza
- 5 milhões de pesquisas sobre cafeterias
São números realmente astronômicos e a sua empresa não pode deixar de aproveitar essa oportunidade, não é mesmo?
Para que serve o Google Meu Negócio
Fazer um cadastro da sua empresa no Google é muito mais que ter apenas uma ficha online do seu negócio. Entre as principais vantagens estão:
- aparecer para os seus potenciais clientes justamente quando eles estão procurando pela sua empresa ou por alguma empresa do seu segmento de negócio
- conectar-se e interagir com seus clientes atuais e potenciais através do Google e do Google Maps
- você pode gerenciar o perfil da sua empresa, incluindo fotos e ofertas, tornando o seu perfil muito mais atrativo e diferenciando-se da concorrência, assim como editar esse conteúdo sempre que necessário.
- você se tornará mais acessível aos seus clientes, que poderão ligar para você, mandar mensagens e ainda avaliar os seus serviços.
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Todas essas possibilidades de interação são, na verdade, oportunidades de novos clientes e novos negócios para a sua empresa.
E o melhor, tudo isso de forma gratuita.
Além disso, você pode contar com a inteligência da ferramenta, que lhe apresentará dados de como as pessoas interagem com o seu perfil de negócio, mostrando:
- quantidade de pesquisas realizadas
- quantidade de visualizações do seu perfil
- quantidades de interações, divididas por chamadas telefônica, cliques no site, solicitações de rota e realizações de reservas online, bem como visualizar a quantidade de pessoas que seguem o seu perfil
- como as pessoas encontram o seu perfil (origem do tráfego)
Além disso, todos esses dados estatísticos são mostrados em comparação com o mês anterior, para que você possa mensurar a evolução do negócio e perceber se houve crescimento ou retração dos seus números na plataforma de buscas.
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Passo a passo para colocar a sua empresa no Google Meu Negócio
E, apesar de todas essas vantagens, é super simples colocar a sua empresa no Google. Vamos aprender como fazer isso em apenas 8 passos?
Passo 1 – Acesse o Google Meu Negócio
Antes de começar, você precisa estar logado no Google.
Já devidamente logado, comece acessando o site do Google Meu Negócio. O primeiro passo é clicar em “Gerenciar Agora”.
Passo 2 – Encontre a sua empresa
Digite o nome da sua empresa.
O Google tentará localizar a sua pesquisa e lhe apresentará os resultados da sua busca. Se ele tiver encontrado a sua empresa, clique no resultado que ele mostra.
Agora, se ele não tiver localizado o seu negócio, clique em “Criar uma empresa com esse nome”.
Passo 3 – Cadastre a sua empresa
Aparecerá uma tela onde você precisa digitar o nome da empresa e depois clique em “Próxima”.
Aparecerá então uma tela para você selecionar a categoria do seu negócio. Quando você começar a digitar o nome, a tela mostrará automaticamente diversas opções.
Clique na categoria desejada e depois em “Próxima”.
Passo 4 – Categoria de Negócio
A tela seguinte perguntará se você deseja adicionar um endereço para a empresa. Se você atende pessoas em uma loja física, clique em “Sim”. Esse endereço aparecerá na pesquisa do Google Maps, quando alguém buscar a sua loja ou o seu ramo de negócio nas proximidades que a pessoa se encontrar.
Se você respondeu sim, na tela seguinte você deverá indicar o endereço da empresa. É só preencher certinho e clicar em “Próxima”.
Se você não atender clientes em um espaço físico, clique em “Não” e passe para o passo seguinte. Ele perguntará a região geográfica que você atende. Basta selecionar a cidade e clicar em “Próxima”. Se você atender mais de uma cidade pode acrescentar todas elas.
Passo 5 – Adicionar os dados de contato
Você deve indicar os dados de contato da sua empresa, tais como telefone e site.
Se você não possuir um site, o Google pode criar gratuitamente um site com as informações da sua empresa.
Passo 6 – Atualizações
Na tela seguinte o Google pergunta se você deseja receber atualizações sobre o cadastro da sua empresa. Basta marcar a opção sim e depois clicar em “Próxima”.
Passo 7 – Concluir o Cadastro
Prontinho, o seu cadastro já está terminado. Basta clicar em “Concluir”.
Passo 8 – Verificação
Em seguida, você irá optar por umas das opções de verificação disponíveis (email, SMS, telefone ou até mesmo o envio de um cartão postal com um código PIN para o endereço cadastrado na plataforma) e aguardar a confirmação.
A verificação é um passo de segurança importante para garantir que você é de fato o proprietário do negócio e que, portanto, possui autoridade para gerenciar e alterar os dados da empresa na ferramenta.
Prontinho! Você acabou de colocar a sua empresa no Google Meu Negócio. Agora o seu perfil está cadastrado e pronto para que você acrescente fotos, se relacione com os seus clientes, tire dúvidas e acompanhe todas as informações que o buscador irá gerar sobre a sua empresa.
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Dicas Importantes para colocar a sua empresa no Google
Uma vez que você tenha cadastrado o seu perfil empresarial, algumas dicas que podem maximizar a utilização da ferramenta a favor do seu negócio:
- mantenha as informações da sua empresa sempre atualizadas, tais como telefone, site, endereço, horário de funcionamento, facilitando o acesso das pessoas até você.
- inclua fotos bonitas e relevantes, para destacar o seu perfil em relação à concorrência. Fotos bem cuidadas podem contar pontos a favor do seu negócio, então capriche!
- nomeie suas fotos com palavras-chaves de buscas que as pessoas fazem sobre o seu negócio. Exemplo: “Mercadinho do Zé” e “Mercadinho na Rua do Comércio”.
- sempre responda aos questionamentos dos seus clientes no seu perfil. Uma das piores coisas que pode acontecer é falar com o perfil de uma empresa e ninguém responder.
- a ferramenta é completamente gratuita, mas você pode ir além e fazer publicidade do seu perfil, aumentando o seu alcance.
Muito fácil colocar a sua empresa no Google, não é mesmo? Não perca tempo e insira agora mesmo a sua empresa no mais acessado site de buscas do mundo. E aproveita para compartilhar esse artigo com alguém que também irá achar útil essa informação.