Saber como cancelar compra no cartão de crédito pode ser muito útil e te livrar das consequências de um momento de impulso.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como cancelar compra no cartão de crédito e em quais casos é possível fazer isso.
Neste artigo você poderá tirar suas dúvidas e descobrir como cancelar compra parcelada no cartão de crédito, assim como as compras à vista.
Em quais casos é possível cancelar compra no cartão de crédito?
Antes de saber como cancelar compra no cartão de crédito, é necessário saber em quais casos isso é possível.
Dentre os principais casos em que é possível solicitar o cancelamento, incluem-se:
- Cobrança em duplicidade do valor da compra;
- Não recebimento do produto, ao ser comprado em lojas físicas ou online;
- Lançamentos não autorizados, como renovações de assinatura sem consentimento do titular do cartão;
- Arrependimento de compra online.
Quando se trata de arrependimento sem um motivo maior, como defeitos, por exemplo, é necessário cumprir alguns requisitos.
O primeiro deles é o prazo. De acordo com o PROCON, o prazo de cancelamento para uma compra online por motivo de arrependimento é de 7 dias após o recebimento da mercadoria.
Para efetuar a devolução, nesses casos, basta entrar em contato com a instituição em que efetuou a compra para ajustar a logística de devolução e reembolso do valor.
Aumentar o limite do crédito pode ser uma solução muito útil para aumentar o poder de compra das pessoas. Neste artigo você confere 3 dicas para elevar seu limite de crédito.
Como cancelar compra no cartão de crédito?
O cancelamento de compra no cartão de crédito envolve um procedimento minimamente burocrático, mas que deve ser feito para que o reembolso seja possível.
No caso de compras presenciais, o primeiro passo consiste em entrar em contato com a loja ou empresa em que efetuou a compra.
No estabelecimento, eles avaliarão a procedência de sua queixa e irão deferir se o cancelamento é possível ou não.
Em seguida, a loja irá lhe informar a respeito do procedimento de reembolso.
No entanto, caso a loja se negue a efetuar o ressarcimento, você pode tentar ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor, cujo telefone está disponível no verso do seu cartão de crédito.
Então você deverá informar a situação e solicitar o estorno. O atendente irá informar se o procedimento é cabível ou não, e quais passos você deve tomar.
Já no caso de compras online, independentemente do motivo, você tem até 7 dias para solicitar o reembolso.
Nesses casos, saber como cancelar compra no cartão de crédito é fundamental, já que é um direito assegurado ao consumidor, de modo que não caberá à loja avaliar se o estorno é cabível ou não.
Para cancelar a compra, basta entrar em contato com a loja e informar que se arrependeu da compra e deseja solicitar o reembolso.
A loja deverá se prontificar a informar o procedimento para que você envie o produto e possa ter o valor estornado em seu cartão.
Como é feito o reembolso do cancelamento de compra no cartão de crédito?
Agora que você sabe como cancelar compra no cartão de crédito, é importante saber como o estorno é feito.
Desse modo, você consegue acompanhar o recebimento do dinheiro e verificar se o procedimento foi efetuado adequadamente.
Quando uma compra no cartão é cancelada, normalmente a instituição oferece o consumidor dois cenários, a critério do cliente:
- estorno do valor
- ou crédito na loja.
Se você optar pelo estorno, pode acompanhar o processo verificando sua fatura de cartão. Isso porque o ressarcimento é feito como estorno diretamente na fatura.
Por outro lado, se você não quer esperar até que a fatura chegue em seu endereço, pode acompanhar o processo diretamente no seu app bancário ou pelo telefone disponível na parte traseira do cartão.
No site do Procon você pode tirar outras dúvidas relacionadas ao cartão de crédito.