Como Cancelar Compra no Cartão de Crédito

Como Cancelar Compra no Cartão de Crédito

Saber como cancelar compra no cartão de crédito pode ser muito útil e te livrar das consequências de um momento de impulso.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como cancelar compra no cartão de crédito e em quais casos é possível fazer isso.

Neste artigo você poderá tirar suas dúvidas e descobrir como cancelar compra parcelada no cartão de crédito, assim como as compras à vista.



Em quais casos é possível cancelar compra no cartão de crédito?

Antes de saber como cancelar compra no cartão de crédito, é necessário saber em quais casos isso é possível.

Dentre os principais casos em que é possível solicitar o cancelamento, incluem-se:

  • Cobrança em duplicidade do valor da compra;
  • Não recebimento do produto, ao ser comprado em lojas físicas ou online;
  • Lançamentos não autorizados, como renovações de assinatura sem consentimento do titular do cartão;
  • Arrependimento de compra online.

Quando se trata de arrependimento sem um motivo maior, como defeitos, por exemplo, é necessário cumprir alguns requisitos.

O primeiro deles é o prazo. De acordo com o PROCON, o prazo de cancelamento para uma compra online por motivo de arrependimento é de 7 dias após o recebimento da mercadoria.

Para efetuar a devolução, nesses casos, basta entrar em contato com a instituição em que efetuou a compra para ajustar a logística de devolução e reembolso do valor.

Aumentar o limite do crédito pode ser uma solução muito útil para aumentar o poder de compra das pessoas. Neste artigo você confere 3 dicas para elevar seu limite de crédito.



Como cancelar compra no cartão de crédito?

O cancelamento de compra no cartão de crédito envolve um procedimento minimamente burocrático, mas que deve ser feito para que o reembolso seja possível.

No caso de compras presenciais, o primeiro passo consiste em entrar em contato com a loja ou empresa em que efetuou a compra.

No estabelecimento, eles avaliarão a procedência de sua queixa e irão deferir se o cancelamento é possível ou não.

Em seguida, a loja irá lhe informar a respeito do procedimento de reembolso.



No entanto, caso a loja se negue a efetuar o ressarcimento, você pode tentar ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor, cujo telefone está disponível no verso do seu cartão de crédito.

Então você deverá informar a situação e solicitar o estorno. O atendente irá informar se o procedimento é cabível ou não, e quais passos você deve tomar.

Já no caso de compras online, independentemente do motivo, você tem até 7 dias para solicitar o reembolso.

Nesses casos, saber como cancelar compra no cartão de crédito é fundamental, já que é um direito assegurado ao consumidor, de modo que não caberá à loja avaliar se o estorno é cabível ou não.

Para cancelar a compra, basta entrar em contato com a loja e informar que se arrependeu da compra e deseja solicitar o reembolso.

A loja deverá se prontificar a informar o procedimento para que você envie o produto e possa ter o valor estornado em seu cartão.



Como é feito o reembolso do cancelamento de compra no cartão de crédito?

Agora que você sabe como cancelar compra no cartão de crédito, é importante saber como o estorno é feito.

Desse modo, você consegue acompanhar o recebimento do dinheiro e verificar se o procedimento foi efetuado adequadamente.

Quando uma compra no cartão é cancelada, normalmente a instituição oferece o consumidor dois cenários, a critério do cliente:

  • estorno do valor
  • ou crédito na loja.

Se você optar pelo estorno, pode acompanhar o processo verificando sua fatura de cartão. Isso porque o ressarcimento é feito como estorno diretamente na fatura.

Por outro lado, se você não quer esperar até que a fatura chegue em seu endereço, pode acompanhar o processo diretamente no seu app bancário ou pelo telefone disponível na parte traseira do cartão.

No site do Procon você pode tirar outras dúvidas relacionadas ao cartão de crédito.



Deixe uma resposta