Ícone do site Instituto Montanari

Consulta MEI CNPJ: Passo a Passo

Para que serve o MEI

A consulta MEI CNPJ pode ser feita pela internet e, em poucos instantes, você obtém o cartão CNPJ.

Esse documento é equivalente ao RG de uma empresa. Nele constam informações como endereço comercial, inscrição do CNPJ, atividades exercidas pela empresa, dentre outros dados.

A consulta MEI CNPJ é totalmente gratuita e qualquer pessoa pode realizar, sem a necessidade de nenhum tipo de cadastro ou senha.

Para ensiná-lo a efetuar a consulta MEI CNPJ, preparamos um passo a passo ilustrado.

 

Consulta MEI CNPJ: Passo a Passo

Se você é um microempreendedor individual e precisa do seu CNPJ para qualquer finalidade, como abertura de conta em banco, solicitação de financiamentos, cadastros com fornecedores, dentre outras inúmeras situações, então siga as instruções abaixo:

 

Requisitos Para Ser MEI

MEI é a sigla que se refere ao regime tributário Microempreendedor Individual.

Esse modelo de empresa foi regulamentado pela Lei Complementar 123/2006.

Ele foi criado para atender aos microempreendedores, oferecendo facilidades como menos burocracia e menor tributação.

Dessa forma, ao pagar um valor consideravelmente reduzido de impostos, os microempresários podem manter seus negócios devidamente regulamentados.

Os principais requisitos para que uma empresa seja enquadrada como MEI são:

 

Qual Valor do Imposto Para MEI?

O regime tributário MEI costuma ser muito atraente aos pequenos empresários devido, sobretudo, ao baixo valor de impostos.

Ao contrário de outros regimes, o valor dos encargos não é definido de acordo com o faturamento da empresa. No caso do MEI, o valor é fixo e varia de acordo com a categoria da empresa.

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou simples DAS, guia de pagamento de impostos do MEI, pode variar de R$51,95 a R$57,95.

O encargo é definido de acordo com a natureza do serviço. Confira abaixo a discriminação do valor de imposto para microempreendedor individual:

Vale ressaltar ainda que, para alegar que a empresa não ultrapassou o teto de gastos estabelecido pelo MEI, é necessário fazer a declaração anual, uma espécie de imposto de renda para microempreendedores individuais.

E se você deseja encerrar sua empresa gratuitamente, neste artigo ensinamos como cancelar MEI de graça. Acesse e tire suas dúvidas.