Instituto Montanari

Veja Como Consultar Extrato CNIS

O extrato CNIS é como o extrato de contribuições previdenciárias é popularmente conhecido. Trata-se de um documento de caráter comprobatório que indica todas as contribuições feitas pelo indivíduo ao INSS.

Quando uma pessoa dá entrada no pedido de aposentadoria ou em determinados benefícios previdenciários é necessário apresentar o extrato CNIS para verificar o tempo de contribuição e, a partir dos valores do recolhimento, efetuar o cálculo previdenciário.

Até há algum tempo, a obtenção do extrato CNIS era totalmente analógica, ou seja, era necessário se dirigir a uma agência do INSS.

Hoje em dia você pode obtê-lo pela internet. Neste compilado você irá acompanhar o passo a passo para consultar o seu extrato de contribuições em poucos instantes, sem o intermédio de terceiros.

PUBLICIDADE

 

O Que é Extrato CNIS?

Neste tópico iremos entender um pouco melhor o que é extrato CNIS. Mas, antes disso, é preciso saber o que é CNIS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS é um documento que reúne todos os vínculos trabalhistas de uma pessoa, por isso ele é fundamental para dar entrada no processo de aposentadoria.

Nesse bando de dados, por meio do extrato CNIS, verificam-se os vínculos firmados a partir de 1976, todos os recolhimentos previdenciários a partir de 1979, além do valor das remunerações dos empregos pelo qual o contribuinte passou a partir do referido ano.

Ou seja, por meio do extrato CNIS é possível comprovar não apenas tempo de contribuição, mas também vínculo empregatício, contratos laborais, remuneração em cada emprego dentre outros dados.

PUBLICIDADE

Esse extrato serve como prova de contribuição, como regulamenta o Decreto 3.048/99, Art. 19, que versa que:

“Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição.”

Além disso, o contribuinte também tem o respaldo legal da Instrução Normativa nº 77/2015, que rege o seguinte:

“A partir de 31 de dezembro de 2008, data da publicação do Decreto nº 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes do CNIS relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições valem, a qualquer tempo, como prova de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição.”

PUBLICIDADE

 

Como Consultar Extrato CNIS?

Atualmente, a consulta de extrato CNIS, ou extrato previdenciário, pode ser feito de forma digital. Para isso, basta ter acesso a um computador ou celular com conexão à internet.

Confira o passo a passo para obter o seu extrato de contribuição:

Contudo, se você preferir o atendimento presencial, então será necessário agendar atendimento previamente, já que hoje em dia o INSS só oferece atendimento mediante agendamento. Neste artigo explicamos detalhadamente como marcar um atendimento.

 

Como Fazer Agendamento?

Se você prefere efetuar a consulta presencialmente, então será necessário fazer o agendamento CNIS previamente.

PUBLICIDADE

Para isso, é necessário entrar no portal Meu INSS, fazer login, caso você possua cadastro, e ir até a opção Agendamentos.

Nesse campo você encontrará os tipos de agendamento disponíveis, e então deverá selecionar a opção relacionada à consulta do extrato CNIS.

Em seguida, é necessário escolher o endereço da agência do INSS mais próximo a você, e então verificar as datas e horários disponíveis.

 

Quais os Documentos Necessários?

Se você optar por consultar seu extrato CNIS presencialmente, então é importante saber quais documentos necessários para a emissão do extrato.

PUBLICIDADE

Após realizar o agendamento, você deverá comparecer no local indicado, munido de seus documentos pessoais, sendo necessário que algum deles possua foto, como RG, CNH ou passaporte, além, é claro, de sua carteira de trabalho. Se tiver mais de uma, leve todas que possuir.

Sair da versão mobile