Previdência Social: Passo a Passo Para Fazer Agendamento

Previdência Social: Passo a Passo Para Fazer Agendamento

  • Post category:INSS

A Previdência Social é um órgão vital para o funcionamento do país e garante o acesso de milhões de brasileiros a benefícios de inúmeras naturezas. No entanto, as filas que certos órgãos públicos nos fazem enfrentar são, muitas vezes, um fator impeditivo para irmos atrás de nossos direitos.

Desse modo, o INSS, buscando contornar essa situação e proporcionar aos usuários um atendimento mais ágil e eficiente passou a exigir que a maioria dos serviços passem por agendamento prévio.

Hoje em dia, para efetuar simples consultas, tirar extrato previdenciário, ou até mesmo para dar entrada em pedidos de benefícios e aposentadoria, é necessário realizar o agendamento.

Isso garante mais organização durante os atendimentos e otimização do tempo, já que evitará que muitas pessoas se concentrem nos mesmos horários para solicitar serviços simples que, inclusive, poderiam ser consultados pela internet.

PUBLICIDADE

Além disso, evita que as agências fiquem superlotadas, previne aglomeração e garante mais segurança no dia a dia dos contribuintes e também dos funcionários.

Para ajudá-lo a descobrir como isso funciona, neste compilado você irá aprender como realizar o agendamento INSS por telefone e também como agendar atendimento no INSS pela internet.

 

Como Fazer Agendamento na Previdência Social?

Para agendar um atendimento na previdência social, independentemente do tipo de serviço que você requer, será possível utilizar dois canais: internet e telefone.

Para agendar por meio telefônico, através do número 135, é necessário estar com os seus documentos em mãos, bem como a CTPS.

PUBLICIDADE

Após ser atendido, você deverá escolher a unidade do INSS, a data e o horário que deseja para comparecer.

Além disso, durante o atendimento, o atendente irá informar sobre os documentos que deverá apresentar no dia do atendimento, de acordo com o serviço que você irá requerer.

Não é possível especificar os documentos de antemão, já que, para fins de aposentadoria, por exemplo, será necessário apresentar o extrato do INSS, enquanto para aposentadoria por invalidez, é necessária a apresentação de laudos médicos.

A outra forma de agendar atendimento na previdência social, como mencionamos, é pela internet, por meio do portal Meu INSS.

PUBLICIDADE

Acontece que muitas pessoas ainda estão em dúvidas sobre como proceder e para eliminar essas dúvidas e garantir que você consiga um horário na previdência social, preparamos um passo a passo. Confira.

 

Agendamento Online na Previdência Social

Uma forma que vem sendo bastante utilizada tanto para agendar atendimento na previdência social é o site do INSS. Em poucos instantes você poderá escolher o melhor horário e a melhor data para ser atendido, de acordo com o calendário disponível.

Para isso, basta que você entre no site do INSS, e, em seguida, você encontrará a opção Meu INSS. Clique lá e uma nova página será exibida.

previdencia socialNa página inicial, você encontrará a opção Agendamentos / Solicitações. Clique nela:

PUBLICIDADE

previdencia social

Preencha seus dados no formulário exibido e avance clicando em Continuar sem login.

Ao avançar, clique na opção novo requerimento, preencha os dados selecionados, escolha a finalidade do atendimento que você deseja.

Por fim, escolha a data, horário e local que sejam melhor para você.

PUBLICIDADE

Não se esqueça de comparecer no local indicado sem atraso e com seus documentos em mãos.

 

Agendamento Pelo Telefone

O agendamento pelo telefone ainda continua sendo uma forma muito rápida e prática.

No entanto, é necessário aguardar sua vez durante o atendimento, que pode ser bastante demorado.

Não é possível prever quanto um agendamento via telefone irá levar, pois dependerá do fluxo de atendimentos no momento.

PUBLICIDADE

Se você optar por agendar horário INSS pelo telefone, basta ligar no número 135 da previdência.

Ao ser atendido você deverá manifestar qual atendimento você gostaria. Esteja com seus documentos e sua carteira de trabalho em mãos para que o processo não seja demorado.

Deixe uma resposta