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Como consultar habilitação do seguro-desemprego pela internet?

habilitaçao do seguro-desemprego

Hoje em dia o trabalhador desligado de suas funções pode consultar habilitação do seguro-desemprego pela internet, recorrendo ao site da Caixa, ou então pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

Com esse recurso, você pode acompanhar em tempo real o andamento do benefício sem ter que a ir a uma agência do banco, casas lotéricas ou ligar na Caixa Econômica Federal.

Todo trabalhador que exerce suas funções formalmente, ou seja, com a carteira assinada, ao ser demitido sem justa causa, pode dar entrada no seguro desemprego.

A partir de então, ele passa a receber o valor acumulado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que, por sua vez, é pago mensalmente pelo empregador, enquanto o funcionário ainda está na ativa, sem que desconte na folha de pagamento.

O trabalhador pode dar entrada no seguro-desemprego do 7º ao 120º dia após a demissão sem justa causa. Somente após formalizar o pedido é que poderá consultar a habilitação do seguro-desemprego.

Nos tópicos abaixo ensinaremos como consultar o andamento do benefício pela internet em poucos instantes e de forma segura, preservando seus dados. Continue lendo e saiba mais:

 

Consultar Habilitação do Seguro-Desemprego Pela Internet

A primeira forma de consultar a habilitação do seguro-desemprego que iremos ensinar é diretamente no site da Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, poderá ser acessado por telefone, computador ou tablet. Basta que tenha acesso à internet.

Confira o passo a passo:

Pronto! Você terá acesso ao estágio que se encontra a sua habilitação do seguro desemprego.

 

Consultar Pelo Aplicativo

O trabalhador pode efetuar a consulta da habilitação do seguro-desemprego pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

 

Entenda as Informações Sobre o Seguro-Desemprego

Após dar entrada na habilitação do seguro-desemprego, ao efetuar a pesquisa, o seu pedido pode ter as seguintes qualificações:

Notificado

Quando o sistema indicar o estágio “notificado”, significa que o trabalhador não tem mais direito ao recebimento de parcelas do seguro desemprego, por já ter adquirido novo emprego formal (com a CTPS física ou digital devidamente anotada)

Se houver parcelas já recebidas indevidamente, ou seja, após obter um novo emprego formal, é necessário devolver o valor recebido.

Parcelas a Emitir

Se você consultou a habilitação do seguro-desemprego, e estava indicado como “parcelas a emitir”, há o entendimento de que mesmo que os pagamentos estejam atrasados, o segurado do FGTS tem direito a recebê-los.

Esse atraso pode acontecer quando o envio do CAGED não é feito. Se esse for o caso, você deverá efetuar uma nova consulta após sete dias corridos.

Devolvida

Essa mensagem é exibida quando o valor das parcelas retorna ao FGTS.

Ou seja, o status “devolvida” aparece quando há irregularidades no PIS (Programa de Integração Social).

Se esse for o caso, é necessário regularizar a situação perante o cadastramento no PIS para depois dar andamento na habilitação do seguro-desemprego.

Nenhum Requerimento Encontrado

Quando a mensagem exibida ao consultar o pedido do benefício é “nenhum requerimento encontrado”, significa que o trabalhador não deu entrada no pedido, ou o que o pedido não foi devidamente formalizado.

Veja: como dar entrada no seguro-desemprego.