Hoje em dia o trabalhador desligado de suas funções pode consultar habilitação do seguro-desemprego pela internet, recorrendo ao site da Caixa, ou então pelo aplicativo Caixa Trabalhador.
Com esse recurso, você pode acompanhar em tempo real o andamento do benefício sem ter que a ir a uma agência do banco, casas lotéricas ou ligar na Caixa Econômica Federal.
Todo trabalhador que exerce suas funções formalmente, ou seja, com a carteira assinada, ao ser demitido sem justa causa, pode dar entrada no seguro desemprego.
A partir de então, ele passa a receber o valor acumulado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que, por sua vez, é pago mensalmente pelo empregador, enquanto o funcionário ainda está na ativa, sem que desconte na folha de pagamento.
O trabalhador pode dar entrada no seguro-desemprego do 7º ao 120º dia após a demissão sem justa causa. Somente após formalizar o pedido é que poderá consultar a habilitação do seguro-desemprego.
Nos tópicos abaixo ensinaremos como consultar o andamento do benefício pela internet em poucos instantes e de forma segura, preservando seus dados. Continue lendo e saiba mais:
Consultar Habilitação do Seguro-Desemprego Pela Internet
A primeira forma de consultar a habilitação do seguro-desemprego que iremos ensinar é diretamente no site da Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, poderá ser acessado por telefone, computador ou tablet. Basta que tenha acesso à internet.
Confira o passo a passo:
- Acesse o site oficial da CEF ou clique neste link para ser redirecionado automaticamente;
- Em seguida, clique na aba “Benefícios e Programas”;
- Para avançar, selecione o item de “Seguro-desemprego”;
- Finalize essa etapa clicando em “Consultar o pagamento”;
- Agora será necessário fazer login informando seu CPF, NIS ou e-mail. Se você ainda não é registrado no site da
- Caixa, pode acessar o sistema clicando em “Cadastrar/Esqueci Senha”;
- Para encerrar a consulta e verificar o andamento da habilitação do seguro-desemprego, clique em “Consulte seu benefício”.
Pronto! Você terá acesso ao estágio que se encontra a sua habilitação do seguro desemprego.
Consultar Pelo Aplicativo
O trabalhador pode efetuar a consulta da habilitação do seguro-desemprego pelo aplicativo Caixa Trabalhador.
- O primeiro passo é fazer download do app, que está disponível para celular Android e iOS.
- Após finalizar o download, siga as instruções abaixo:
- Toque em “Acessar”;
- Faça o login com CPF e senha previamente cadastrados (quem ainda não tem cadastro deve ir em “Cadastre-se”);
- Ao acessar o sistema, vá até a aba de “Consultas” e que em “Seguro-desemprego” para verificar a situação do pedido.
Entenda as Informações Sobre o Seguro-Desemprego
Após dar entrada na habilitação do seguro-desemprego, ao efetuar a pesquisa, o seu pedido pode ter as seguintes qualificações:
Notificado
Quando o sistema indicar o estágio “notificado”, significa que o trabalhador não tem mais direito ao recebimento de parcelas do seguro desemprego, por já ter adquirido novo emprego formal (com a CTPS física ou digital devidamente anotada)
Se houver parcelas já recebidas indevidamente, ou seja, após obter um novo emprego formal, é necessário devolver o valor recebido.
Parcelas a Emitir
Se você consultou a habilitação do seguro-desemprego, e estava indicado como “parcelas a emitir”, há o entendimento de que mesmo que os pagamentos estejam atrasados, o segurado do FGTS tem direito a recebê-los.
Esse atraso pode acontecer quando o envio do CAGED não é feito. Se esse for o caso, você deverá efetuar uma nova consulta após sete dias corridos.
Devolvida
Essa mensagem é exibida quando o valor das parcelas retorna ao FGTS.
Ou seja, o status “devolvida” aparece quando há irregularidades no PIS (Programa de Integração Social).
Se esse for o caso, é necessário regularizar a situação perante o cadastramento no PIS para depois dar andamento na habilitação do seguro-desemprego.
Nenhum Requerimento Encontrado
Quando a mensagem exibida ao consultar o pedido do benefício é “nenhum requerimento encontrado”, significa que o trabalhador não deu entrada no pedido, ou o que o pedido não foi devidamente formalizado.