O microcrédito do Banco do Brasil agora pode ser contratado pelo celular, via aplicativo. Porém, essa modalidade atende apenas clientes que já tenham contratado anteriormente o microcrédito. Para realizar a contratação pela primeira vez ainda é necessário que o cliente dirija-se até uma agência pessoalmente.
O Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), como o nome sugere, é destinado para pequenos negócios, que tem faturamento até R$ 360.000,00. Os valores dos empréstimos variam de R$ 1.000,00 até R$ 21.000,00.
O microcrédito do Banco do Brasil tem um prazo de pagamento entre 5 a 18 parcelas, o prazo, assim como o valor liberado, vai depender da capacidade de pagamento do credor. A categoria de empréstimo de MPO tem alíquota zero de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A modalidade de empréstimo MPO pode ser utilizada para que o empreendedor possa melhorar o fluxo de caixa, comprar equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento do negócio. Em contrapartida, é oferecido ao empreendedor orientação e acompanhamento.
Microcrédito do Banco do Brasil, quem pode contratar?
O microcrédito do Banco do Brasil é destinado para várias categorias de empreendedores.
Podem contratar o MPO os empreendedores informais com renda mensal de até R$ 30.000,00, ou Microempreendedor Individual (MEI) com faturamento de até R$ 81.000,00 por ano e ainda microempresas que têm faturamento anual de até R$ 360.000,00.
O interessado em contratar o microcrédito do Banco do Brasil não pode ter mais de R$ 80.000,00 de dívidas com instituições financeiras, com exceção para dívidas de financiamento habitacional.
Como dito anteriormente, é possível efetivar a operação por meio do celular apenas a partir da segunda contratação do microcrédito do Banco do Brasil (MPO). Uma vez aprovado o crédito, a documentação é assinada eletronicamente, sem a necessidade de impressão de documentos.
O aplicativo do Banco do Brasil está disponível para dispositivos móveis android e IOS. O cliente deve acessar o aplicativo utilizando sua senha de 6 dígitos. No aplicativo o cliente deve clicar em “confirmações pendentes”, ao realizar a confirmação, a operação é formalizada automaticamente, ou seja, sem a intervenção de terceiros.
É importante que o cliente leia a documentação que é disponibilizada no aplicativo antes de proceder à assinatura.
Microcrédito do Banco do Brasil, operacionalização
Para contratar o microcrédito do Banco do Brasil pela primeira vez, o cliente deve procurar um agência, onde os dados socioeconômicos serão coletados por um agente especializado, tanto do empreendedor quanto do empreendimento.
Diversos fatores são avaliados como, por exemplo, tipo de atividade exercida, capacidade de pagamento e as necessidades do empreendimento. Assim, a instituição pode oferecer orientação e acompanhamento ao empreendedor durante o período de utilização do crédito.
É necessário abrir uma conta no Banco do Brasil para contratar o microcrédito ou, em caso de não correntistas, pode ser contratado o microcrédito via Movera, uma empresa do grupo Elo Participações S.A., que integra o conglomerado do Banco do Brasil e Grupo Banco Bradesco.
Para correntistas, é necessário que a conta seja de pessoa jurídica e, também, é importante manter o cadastro atualizado.
Microcrédito do Banco do Brasil e a pandemia causada pela Covid-19
Devido à pandemia, no intuito de reduzir os impactos econômicos causados por ela, é possível prorrogar as operações do MPO. Até 60 dias de carência podem ser incluídos na operação.
As parcelas prorrogadas serão migradas para o final do contrato. Serão cobrados juros decorrentes dessa prorrogação, porem eles serão diluídos ao longo do novo cronograma de pagamentos.
Para solicitar a operação de prorrogação, o cliente deve estar em dia com as parcelas ou, em caso de parcela vencida, a data da inadimplência deve ser posterior a 29 de fevereiro de 2020.
Os clientes que possuem adesão aos serviços de mensagens do Banco do Brasil recebem mensagem no celular informando sobre a possibilidade de prorrogação. A solicitação pode ser feita presencialmente ou pelos canais virtuais de atendimento do Banco, inclusive pelo aplicativo.