Ícone do site Instituto Montanari

PAG TESOURO: Novo Sistema do Governo Federal! Você precisa saber disso!

PAG TESOURO

Já ouviu falar em Pag Tesouro? Pode não parecer, mas há uma chance grande de você escutar muito sobre ele num futuro próximo…

Desde a última sexta-feira (dia 14.05), o Pag Tesouro incorporou o Picpay na opção cartão de crédito, para o pagamento de taxas públicas, contribuições e outros serviços públicos. 

Com isso, a partir de agora, usuários do Picpay passam a contar com mais uma funcionalidade: poderão pagar multas e taxas públicas federais usando a ferramenta.

 

O que é o Pag Tesouro?

O Pag Tesouro é a plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional. Ele funciona como uma opção à tradicional Guia de Recolhimento da União, a GRU. Ou seja, com o Pag Tesouro não há mais a necessidade de impressão do boleto para realizar os pagamentos. Esses recolhimentos poderão ser realizados por meio de uma transação totalmente digital.

Desta forma, com o Pag Tesouro o contribuinte pode realizar digitalmente os pagamentos devidos aos órgãos e entidades da administração Pública Federal, tais como: custas judiciais, emissão de passaporte, pagamento de aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, enfim qualquer pagamento para qualquer órgão da administração federal que realize algum tipo de recolhimento.

Segundo o governo, a implantação do Pag Tesouro significa a “modernização da forma de interação entre o governo e o cidadão, apoiado na transformação digital, que possibilitará a redução de burocracia, maior eficiência dos serviços públicos, reduzindo o tempo de resposta do Estado para a sociedade. A transformação permitirá ao cidadão bancarizado e não bancarizado maior flexibilidade na hora de realizar pagamentos por taxas ou serviços públicos, fugindo do convencional boleto para formas mais atuais”.

Vale destacar que essa modalidade não é assim tão nova. O Pag Tesouro existe desde 2019, mas ainda estava sob a fase de testes. Agora, aos poucos, vem expandindo as possibilidades de uso. 

Desde novembro do ano passado já é possível pagar contas por meio do Pag Tesouro usando o Pix, e, em março deste ano, entrou a modalidade de pagamento através do cartão de crédito, primeiro com a intermediação do Mercado Pago e agora, com a intermediação do Picpay, abrindo mais uma possibilidade de pagamento via cartão de crédito.

 

Isso significa que a GRU vai deixar de existir?

Não. A GRU continua existindo. Essas novas opções de pagamento através do Pag Tesouro, como o Pix e o cartão de crédito, seja através do Mercado Pago ou do Picpay são mais opções para os contribuintes.

Aqueles que preferirem pagar suas taxas públicas usando a boa e velha guia de recolhimento, poderão continuar fazendo dessa forma, sem nenhum custo.

A diferença é que os pagamentos realizados por meio do Pag Tesouro são processados instantaneamente, uma vez que todo o sistema é digital, ao invés da GRU Cobrança, cuja confirmação de pagamento pode ocorrer entre 2 e 3 dias. 

Então, se você tem pressa e deseja agilidade, a proposta acaba revelando-se uma excelente opção, porque o Pag Tesouro funciona todos os 7 dias da semana, 24 horas por dia.

 

O pagamento pelo Pag Tesouro gera algum custo?

Se o pagamento for através do cartão de crédito, a empresa que está intermediando a transação pode cobrar uma taxa de serviço. 

Se isso acontecer, o valor desta taxa será mostrado pelo Pag Tesouro, separado do valor principal, para que o contribuinte decida se deseja ou não continuar com a operação.

 

Será possível parcelar os pagamentos feitos ao Pag Tesouro com o cartão de crédito?

Sim. Assim como a cobrança de taxas pela prestação do serviço, as empresas intermediárias como o Picpay e o Mercado Pago poderão oferecer a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito, cobrando do cliente os juros relativos a esse parcelamento.

 

Quais órgãos da Administração Pública já aderiram ao Pag Tesouro?

A expectativa é de que, daqui algum tempo, qualquer taxa que você precise pagar para um órgão público possa ser feita usando o Pag Tesouro, seja pagando por meio de Pix ou de cartão de crédito.

Imagine pagar multas de trânsito, multas eleitorais, multas ambientais, serviço militar, realizar inscrições para concursos públicos, fazer o registro de patentes, vender ingressos para parques públicos, enfim, as possibilidades são as mais diversas.

Dentre os órgãos que já aderiram ao Pag Tesouro até agora, podemos citar:

Bastante promissor, né? Torcemos para que o PAG TESOURO cumpra a promessa de desburocratizar a vida do contribuinte.