Essa semana, durante o lançamento do novo programa Renda Cidadã, que ficará no lugar do Bolsa Família, o Senador Márcio Bittar disse que uma das fontes de financiamento no novo projeto eram os precatórios.
Os precatórios são ordens judiciais para o pagamento de dívidas que o governo possui e que ele tem obrigação de pagar.
Precatórios no Renda Cidadã: Repercussão no Mercado
Porém, dizer que ia usar o dinheiro dos precatórios no Renda Cidadã acabou pegando muito mal na avaliação do mercado financeiro, porque era como se o governo tivesse dizendo que iria deixar de pagar as suas dívidas para usar o dinheiro para outra coisa.
Isso gerou instabilidade econômica, a bolsa caiu, o dólar subiu e a equipe econômica começou a discutir uma mudança no programa.
Precatórios no Renda Cidadã: O que disse Paulo Guedes
Ontem (30/09), o Ministro Paulo Guedes participou de uma coletiva e ele mesmo criticou essa ideia de usar o dinheiro dos precatórios.
Vamos escutar o que disse o Ministro da Economia:
Como vocês viram, o Ministro Paulo Guedes, diferente do que tinha falado o Senador Bittar, assegurou que o governo não usará os recursos dos precatórios para pagar o Renda Cidadã.
Teremos que aguardar a proposta do Senador Márcio Bittar ser formalmente apresentada no Congresso para entendermos se os precatórios estarão dentro ou fora desse projeto.