A prova Enem 2020 acontecerá em dois formatos: o Enem Impresso e o Enel Digital.
O primeiro dia de prova do Enem Impresso será no próximo domingo, dia 17 de janeiro de 2021.
Como sabemos que há esta altura do campeonato, a ansiedade dos estudantes para este dia está a mil, preparamos um check list com os documentos que são permitidos para ter acesso ao local da prova Enem 2020, para ajudar os estudantes a se organizarem para este dia tão importante.
Confira o que pode e o que não pode fazer no dia da prova e tire todas as suas dúvidas.
Acesso à prova Enem 2020: Quais os documentos são aceitos?
Para ter acesso ao local de prova, é preciso estar com um documento de identificação com foto.
Para isso, são aceitos os seguintes documentos:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, ou Cédula de Identidade expedida pelo Ministério da Justiça, no caso de estrangeiros, inclusive refugiados
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997)
- Passaporte
- Carteira de Registro Nacional Migratório (conforme a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017), para o caso de estrangeiro residente no Brasil ou Documento Provisório do Registro Nacional Migratório (Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018)
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que tenha, por lei, validade como documento de identidade.
Qualquer um destes documentos mencionados precisa ser o original. Não são aceitas cópias, mesmo que sejam autenticadas. Vale destacar que documentos eletrônicos, como a CNH digital, por exemplo, também não são aceitos no local de prova Enem 2020.
Além do documento de identificação com foto, consta no edital da Prova Enem 2020, que o participante deverá levar o Cartão de Confirmação de Inscrição Impresso.
E se eu não tiver nenhum desses documentos?
Se, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o participante estiver sem nenhum dos documentos aceitos, ele ainda poderá fazer a prova Enem 2020, desde que apresente o boletim de ocorrência expedido por autoridade policial.
Este boletim de ocorrência não poderá ter sido expedido há mais de 90 dias antes da data de realização da prova.
Acesso à prova Enem 2020: Documentos NÃO Aceitos
Assim como é importante saber quais são os documentos aceitos, também vale a pena destacar quais são os documentos que não são aceitos para ter acesso à prova Enem 2020.
Documentos não aceitos:
- Título do Eleitor
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Carteira Nacional de Habilitação (modelo anterior à Lei 9503 de 1997)
- Certificado de dispensa de incorporação ou de reservista
- Carteira de Estudante
- Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena)
- Crachá ou identidade funcional
Outras Dicas Importantes para a Prova Enem 2020
- Chegue cedo! Os portões são abertos às 12h e fecham, impreterivelmente, às 13h (horário de Brasília). Chegue com antecedência para que não corra o risco de você deixar de fazer a prova por um atraso de 1 minuto, por exemplo. O tempo de prova vai de 13h30 às 19h. No segundo dia de prova Enem 2020 Impresso, as provas irão até 18h30.
- A única caneta permitida é caneta preta de material transparente. Recomendamos levar mais de uma caneta preta e testar todas elas antes de sair de casa.
- Não é permitido entrar no local de prova do Enem 2020 usando óculos escuros, relógio ou outros acessórios. Lembre-se de retirá-los para não ser desclassificado.
- Cuidado com o telefone celular. O ideal é não levá-lo, mas se você precisar, deixe-o desligado e guarde-o no porta-objetos entregue pelo fiscal de prova. Durante todo o tempo de realização da prova, ele deve ser mantido lacrado, debaixo da carteira.
Siga essas dicas, tenha calma e faça uma excelente prova!