Ícone do site Instituto Montanari

TJRS Consulta Processual – Passo a Passo

justiça

O TJRS – Tribunal Regional do Rio Grande do Sul – é a instância pela qual correm processos do estado gaúcho. As partes envolvidas, assim como os profissionais que atuam diretamente no caso e o público, de modo geral, podem efetuar a consulta processual diretamente no site da instituição.

Na última década os aparelhos jurídicos concentraram seus esforços em oferecer soluções online aos usuários da Justiça, e com o TJRS não foi diferente.

Pela plataforma online, é possível ter acesso a uma série de serviços e consultas, tais como:

A consulta processual, quando não corre em segredo de justiça, como nos casos que tramitam na Vara da Família, é aberta ao público, de modo que qualquer pessoa que tenha acesso ao número do processo pode efetuar a busca.

Neste artigo preparamos um passo a passo ensinando como consultar um processo diretamente no site do TJRS. Continue lendo e tire suas dúvidas:

 

Como Consultar Processo no TJRS Pelo Número do Processo?

Se você precisa acompanhar o andamento de um processo que corre no estado gaúcho, então basta seguir o passo a passo abaixo:

 

Como Consultar Processo no TJRS Por Nome da Parte?

Se você não tem acesso ao número atribuído ao processo, a consulta – por ser pública – também pode ser feita por nome da parte.

Para isso, siga o passo a passo:

Na próxima página você terá acesso às movimentações que ocorreram no processo.

É válido ressaltar que todas as modalidades de consulta processual – seja pelo número do processo, seja pelo nome da parte, pela OAB do advogado de uma das partes ou até mesmo processos de execução penal – são gratuitas e independem de qualquer validação legal. Ou seja, não é preciso ser advogado ou profissional do Direito para efetuar a busca pelo site do TJRS.

 

Portal do Processo Eletrônico TJRS: Entenda Como Funciona

Em 2017 o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul apresentou ao público uma nova ferramenta: o Portal do Processo Eletrônico.

Por meio dele, advogados, promotores e demais profissionais da Justiça podem enviar arquivos de forma particionada, ou seja, fragmentando arquivos em PDF, o que é especialmente útil para obedecer aos tamanhos limites de arquivos que podem ser enviados.

Para acessar esse portal não é preciso ter certificado digital, apenas cadastro. Desse modo, por meio de login (CPF) e senha, os usuários têm acesso ao sistema de forma rápida, prática e cômoda, garantindo mais agilidade no andamento processual no estado.