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Você acredita no que vende?

Entusiasmo. Persistência. Prontidão. E, acima de tudo, certeza. Você acredita no que vende? No que negocia? Às vezes se crê que do ponto de vista do cliente o que basta é a necessidade, o produto em si, as vantagens que ele representa e adiciona ao mercado. Mas você já se perguntou se compraria o que você vende? Como o que você negocia lhe afeta, direta ou indiretamente? Você estaria satisfeito com tudo o que o produto lhe proporciona?

O princípio da negociação envolve a confiança: a do cliente, que busca em você a resposta, não apenas a material que o produto oferece, mas a da satisfação pessoal de suprir uma necessidade de consumo; e a do empreendedor, que precisa garantir uma relação de continuidade e aproximação com seu cliente. Se esse princípio não é levado em conta, a negociação poderá falhar.

Aí entra o entusiasmo, a certeza de que as respostas foram, de fato, respondidas. Há clientes fáceis e difíceis, há empreendimentos de resolução rápida, outros que pecam pela lentidão no processo – mas, afinal, o que há de comum entre essas variáveis? Simples: seu cliente quer acreditar no que julga ser preciso, ser indispensável – e só você pode guia-lo a uma decisão que favoreça o seu negócio. Quem mais, a não ser você, pode fazê-lo confiar e apoiar uma ideia que você criou?

Assim, é preciso, antes de saber o que oferecer, ter certeza de como oferecer. Acredite nas vantagens, acredite no potencial, saiba como usufruir ao máximo do que está oferecendo e vendendo. Sinta-se confortável em mostrar as especificações e detalhes do seu negócio, não esconda falhas, amenize-as com ainda mais pontos positivos. Quem consome, quem compra, primeiro compra a ideia, consome os argumentos, depois compra o produto. Antes de mais nada, compre o que você vende, e seu cliente saberá quem escolher.

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