Você acredita no que vende?

Você acredita no que vende?

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Entusiasmo. Persistência. Prontidão. E, acima de tudo, certeza. Você acredita no que vende? No que negocia? Às vezes se crê que do ponto de vista do cliente o que basta é a necessidade, o produto em si, as vantagens que ele representa e adiciona ao mercado. Mas você já se perguntou se compraria o que você vende? Como o que você negocia lhe afeta, direta ou indiretamente? Você estaria satisfeito com tudo o que o produto lhe proporciona?

O princípio da negociação envolve a confiança: a do cliente, que busca em você a resposta, não apenas a material que o produto oferece, mas a da satisfação pessoal de suprir uma necessidade de consumo; e a do empreendedor, que precisa garantir uma relação de continuidade e aproximação com seu cliente. Se esse princípio não é levado em conta, a negociação poderá falhar.

Aí entra o entusiasmo, a certeza de que as respostas foram, de fato, respondidas. Há clientes fáceis e difíceis, há empreendimentos de resolução rápida, outros que pecam pela lentidão no processo – mas, afinal, o que há de comum entre essas variáveis? Simples: seu cliente quer acreditar no que julga ser preciso, ser indispensável – e só você pode guia-lo a uma decisão que favoreça o seu negócio. Quem mais, a não ser você, pode fazê-lo confiar e apoiar uma ideia que você criou?

Assim, é preciso, antes de saber o que oferecer, ter certeza de como oferecer. Acredite nas vantagens, acredite no potencial, saiba como usufruir ao máximo do que está oferecendo e vendendo. Sinta-se confortável em mostrar as especificações e detalhes do seu negócio, não esconda falhas, amenize-as com ainda mais pontos positivos. Quem consome, quem compra, primeiro compra a ideia, consome os argumentos, depois compra o produto. Antes de mais nada, compre o que você vende, e seu cliente saberá quem escolher.

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