A averiguação nos cadastros dos beneficiários do programa Bolsa Família segue em andamento e de acordo com o que foi informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em setembro teremos novos bloqueios e cancelamentos.
No entanto, nos últimos dias milhares de beneficiários tiveram seu benefício cancelado de maneira repentina e por este motivo, acredita-se que pode ser um erro no sistema do Ministério do Desenvolvimento Social.
Bloqueio, cancelamento e suspensão no Bolsa Família, qual a diferença?
Existe uma diferença entre bloqueio, suspensão e cancelamento. É muito importante saber distinguir esses procedimentos, pois para tentar reaver o pagamento do benefício os processos são distintos.
Bloqueio
Quando o Bolsa Família é bloqueado o beneficiário pode ir até o centro de atendimento do Cadastro Único ou até o CRAS, para buscar esclarecimentos sobre o motivo pela qual o benefício se encontra nesta situação e tentar reaver seu pagamento sem a necessidade de realizar um recadastramento.
Caso o benefício tenha sido bloqueado devido ao descumprimento de algum dos requisitos exigidos ou por falta de atualização no cadastro, o beneficiário pode realizar a atualização dos dados e tentar reaver o pagamento.
Cancelamento
Já o cancelamento é diferente. Caso o beneficiário descumpra com a condicionalidade da renda, por exemplo, ultrapassando o limite permitido, que é de R$660 na regra de proteção, o benefício é cancelado definitivamente e para voltar a receber é necessário realizar um recadastramento completo e passar pela fila de espera.
Suspensão
A suspensão acontece em caso de condicionalidades de saúde e educação, como vacinação em dia ou falta de frequência escolar, e também devido ao recebimento de benefícios sociais, como por exemplo o Seguro Defeso. Essa suspensão acontece durante um período e após a regularização das informações o benefício volta a ser concedido normalmente.
Mensagem de cancelamento no aplicativo
Ao consultar o aplicativo, os beneficiários estão se deparando com a seguinte mensagem, “Benefício cancelado. A partir deste mês você não vai mais receber o benefício do Bolsa Família, porque sua família tem renda maior que o permitido para participar do programa. Para mais informações procure o setor do Bolsa Família em sua cidade ou ligue para o número 121. Motivo Regra de Proteção.”
Quando o benefício se encontrar cancelado em seu aplicativo, significa que você descumpriu com a condicionalidade de renda, ultrapassando o limite permitido.
A reversão do cancelamento pode ser feita em até 180 dias contados da data do cancelamento. Esta ação é aceita quando a família ainda apresenta o perfil de permanência no programa e realiza o recadastramento de maneira correta.
Quando o benefício estiver liberado para saque, no aplicativo se encontrará com o símbolo de correto em verde logo ao lado dos valores e no dia do pagamento o dinheiro cairá no Caixa Tem. Caso não se encontre no aplicativo, vá até a agência da Caixa para solicitar o saque. Neste caso em específico, a família receberá o mês de agosto e o de julho, que possivelmente se encontrava bloqueado ou suspenso.
Revisão cadastral Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social segue realizando a revisão cadastral nos dados dos beneficiários do programa Bolsa Família, com o objetivo de trazer mais assertividade para o programa de distribuição de renda.
Portanto, mantenham sempre o cadastro atualizado e informem sempre os dados verídicos no momento da atualização, desta forma, você evitará um possível bloqueio ou cancelamento futuramente.
Muitas pessoas acreditam que mentindo no cadastro será possível continuar recebendo, no entanto, o governo está trabalhando para qualificar ainda mais o Cadastro Único, justamente para que fraudes não sejam mais aceitas dentro dos programas sociais.