O Banco Central emitiu um comunicado recentemente, dizendo que voltará a realizar o processo de devolução de valores esquecidos em contas bancárias, por clientes da instituição financeira.
A plataforma utilizada para consultar se o cliente possui valores a receber estava fora do ar, o que impossibilitou a consulta dos valores e da data para recebimento durante um determinado período.
Na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, o sistema utilizado para a consulta de valores esquecidos do Banco Central voltou a funcionar e por esse motivo, a consulta já está disponível para todos os clientes e ex-clientes de instituições financeiras.
Banco Central emite comunicado sobre devolução de valores atrasados
Recentemente o Banco Central anunciou que retomará o processo de devolução de valores esquecidos pelos clientes em contas bancárias através do SVR.
No início de 2022, o Banco Central havia liberado a primeira fase de consultas e saques de valores a receber, porém, em abril a devolução de valores precisou ser interrompida devido a problemas internos da instituição.
Após quase um ano de paralisação, no último dia 28, terça-feira, foi liberada a consulta para que os clientes possam descobrir se existe algum dinheiro a receber em alguma instituição financeira.
Caso tenha algo a receber, o cidadão vai poder solicitar a devolução do dinheiro a partir do dia 07 de março. É válido destacar que a segunda fase terá cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.
Novidades no Sistema de Valores a Receber
Em 2023, o Sistema de Valores a Receber do Banco Central, também conhecido como SVR, traz novidades importantes para a população brasileira.
Neste retorno, o Banco Central implementou as seguintes mudanças:
- Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber.
- Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema.
- Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento.
- Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
- Mais transparência para quem tem conta conjunta. Ou seja, se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.
Essas mudanças foram implementadas visando trazer mais segurança, facilidade e conforto para os cidadãos.
Passo a passo para consultar se possui valores a receber
Primeiramente acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Em seguida clique na opção “Consulte se tem valores a receber”;
Feito isso, preencha o seu CPF e a sua data de nascimento ou o CNPJ e data de abertura da sua empresa para consultar se você tem valores a receber;
Ao informar os seus dados pessoais, será informado se você possui ou não valores a resgatar, caso tenha a mensagem que aparecerá será a seguinte:
Nessa mensagem é dito que a partir do dia 07 de março o cidadão já poderá consultar o Sistema de Valores a receber.
Caso você não possua valores a resgatar, a mensagem será a seguinte:
Nesse caso, verifique se a data de nascimento e o CPF estão corretos, caso esteja, realmente você não possui valores a receber.
No dia 07 de março, será liberado a consulta detalhada do Sistema de Valores a receber do Banco Central, para que você saiba onde e como resgatar o seu benefício.