O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família através dos aplicativos oficiais do governo. Por esse motivo, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens que são enviadas nessas fontes, pois dessa forma poderá evitar possíveis cancelamentos.
Muitos aguardam pelo início das atualizações do sistema, com as informações referentes aos depósitos para este mês. Habitualmente as atualizações dão início somente a partir do dia 10, no entanto, em fevereiro os pagamentos serão levemente antecipados devido ao mês ser um pouco menor e por isso a atualização do sistema também será mais breve.
Até o presente momento de acordo com as informações disponíveis, os aplicativos do Caixa Tem, do Bolsa Família e do Portal Cidadão ainda não atualizaram com as informações referentes aos pagamentos do mês de fevereiro. No entanto, milhares de beneficiários já estão recebendo notificações referentes a bloqueios, cancelamentos e suspensões.
Averiguação cadastral unipessoal
A primeira mensagem diz respeito à averiguação cadastral unipessoal. Nela é dito o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. A pessoa precisa esclarecer informações do seu cadastro, se ela realmente mora sozinha, deve procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade e atualizar o cadastro para evitar o cancelamento do benefício do Bolsa Família. Mais informações podem ser obtidas ligando para o número 121.”
Se a pessoa recebeu essa mensagem, ela deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único, para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais. Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento dentro do prazo estabelecido para realizar a atualização, o benefício será cancelado de maneira definitiva.
Quando o beneficiário se encontra em averiguação unipessoal, existe a possibilidade de ele receber a visita domiciliar de um agente do CRAS, para confirmar se todas as informações registradas no cadastro são verdadeiras. Dessa forma, para aqueles beneficiários que realmente moram sozinhos, que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial, que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado e que conseguirem comprovar todas as informações na atualização do cadastro, o governo continuará concedendo o valor de R$600 reais mensalmente.
Cancelamento do Bolsa Família
A próxima mensagem diz respeito ao cancelamento do Bolsa Família. Na mensagem enviada referente ao cancelamento definitivo do benefício é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício cancelado por averiguação. A pessoa foi convocada para esclarecer informações do seu cadastro e não compareceu. Se ela mora sozinha, deve procurar o setor do Cadastro Único de sua cidade e evitar a exclusão de seu cadastro. Para mais informações, ligue para o número 121.”
Assim como é dito na mensagem, esta pessoa teve o benefício cancelado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem até os Centros de Atendimentos do Cadastro Único, para confirmarem suas informações pessoais e assim garantirem a continuidade do pagamento dos valores. No entanto, esta pessoa em questão não compareceu ao local indicado dentro do prazo estabelecido e por esse motivo seu benefício foi cancelado. Nesse caso, para tentar reaver o pagamento, é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização.
Falhas nos aplicativos
Além dessas mensagens relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões, há também aquelas que são apresentadas devido a falhas no sistema dos aplicativos. O aplicativo do Caixa Tem segue apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está trazendo preocupações aos beneficiários. Para tranquilizar as pessoas, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema. Eles estão recebendo milhares de perguntas relacionadas à seguinte mensagem: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
Para aqueles que receberam essa notificação ao tentar acessar o aplicativo, não há com o que se preocupar. Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessário a atualização no módulo de segurança. Foi dito ainda que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações do benefício. Portanto, se a pessoa recebeu essa mensagem, deve aguardar um pouco mais e tentar novamente em outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e ela voltará a ter acesso às informações do Bolsa Família.
Calendário de pagamentos Bolsa Família fevereiro
Em relação ao calendário de pagamentos para o mês de fevereiro, é importante notar que os pagamentos do Bolsa Família estão sendo realizados de acordo com o calendário oficial divulgado pelo governo.
Em fevereiro, os municípios em estado de calamidade terão o benefício depositado antecipadamente para todas as famílias, independentemente da numeração final do NIS. Para os demais, os valores são depositados de acordo com a numeração final do NIS, com a possibilidade de antecipação para o sábado anterior em alguns casos.
- NIS de final 1 e moradores de municípios que foram afetados por desastres ambientais recentes, pagamento dia 16.
- NIS de final 2, pagamento dia 19, podendo ser antecipado para o dia 17.
- NIS de final 3, pagamento dia 20.
- NIS de final 4, pagamento dia 21.
- NIS de final 5, pagamento dia 22.
- NIS de final 6, pagamento dia 23.
- NIS de final 7, pagamento dia 26, podendo ser antecipado para o dia 24.
- NIS de final 8, pagamento dia 27.
- NIS de final 9, pagamento dia 28.
- NIS de final 0, pagamento dia 29.
Para facilitar o acesso aos valores, é importante lembrar que os pagamentos são realizados no Caixa Tem, permitindo a realização de PIX e transferências pelo aplicativo, além do saque em agências bancárias ou lotéricas correspondentes.