Em breve, a Caixa Econômica Federal, a instituição financeira responsável pelos repasses do programa Bolsa Família, iniciará mais um ciclo de pagamentos para aqueles que têm o direito a receber o benefício.
Calendário de pagamentos Bolsa Família
Os pagamentos do Bolsa Família para janeiro de 2024 já foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os depósitos serão efetuados de acordo com o calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios em estado de calamidade ainda terão o benefício depositado antecipadamente para todas as famílias, independentemente do número final do Número de Identificação Social (NIS).
Para os demais beneficiários, os valores são depositados levando em consideração o número final do NIS. É importante destacar que os depósitos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Os detalhes são os seguintes:
- Beneficiários com NIS de final 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes receberão no dia 18 de janeiro.
- NIS de final 2 receberão no dia 19.
- NIS de final 3 receberão no dia 22, com possibilidade de antecipação para o dia 20 (sábado).
- NIS de final 4 receberão no dia 23.
- NIS de final 5 receberão no dia 24.
- NIS de final 6 receberão no dia 25.
- NIS de final 7 receberão no dia 26.
- NIS de final 8 receberão no dia 29, com possibilidade de antecipação para o dia 27 (sábado).
- NIS de final 9 receberão no dia 30.
- NIS de final 0 receberão no dia 31.
Dessa forma, encerram-se os depósitos referentes ao primeiro mês do ano de 2024. Vale ressaltar que os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo a realização de Pix e transferências pelo aplicativo, além da opção de saque em agências ou lotéricas correspondentes.
Atualização dos aplicativos
Os beneficiários do programa Bolsa Família estão ansiosos pela atualização dos aplicativos oficiais do governo, como o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão, pois em breve começarão os pagamentos referentes a janeiro. Neste mês, haverá novos bloqueios, suspensões e cancelamentos no programa devido à revisão cadastral em andamento no Cadastro Único. Portanto, é importante que aqueles que não estão cumprindo as condicionalidades estabelecidas fiquem atentos aos comunicados do MDS para evitar a perda definitiva do benefício.
Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social informou que aqueles que realizaram a atualização cadastral dentro do prazo estabelecido e comprovaram suas informações terão suas pendências removidas do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e poderão sacar suas parcelas bloqueadas a partir de janeiro. Isso aumenta a expectativa dos beneficiários em relação à atualização dos aplicativos, já que poderão verificar se receberão o benefício neste mês.
O Ministério do Desenvolvimento Social possui um planejamento mensal que considera diferentes públicos e suas inconsistências, realizando a atualização gradual dos aplicativos oficiais do governo, como o Caixa Tem, o Bolsa Família e o Portal Cidadão. Seguindo o planejamento, a atualização do sistema começará a partir de 9 de janeiro, após o processamento da folha de pagamentos nos dias 7 e 8.
Como a maioria dos beneficiários sabe, a atualização dos aplicativos ocorre de forma gradual, com os valores e datas do mês atualizando aos poucos. Estamos no início do mês, e é possível que na próxima semana os aplicativos comecem a ser atualizados, conforme informado pelo MDS. No entanto, o governo tem até o dia 18, quando oficialmente iniciam os pagamentos, para concluir essa atualização. Portanto, aqueles cujos aplicativos ainda não foram atualizados não precisam se preocupar, pois em breve todos terão acesso às informações de valores e datas para este mês.