Aplicativos para Controle Financeiro – Conheça 3 Aplicativos Gratuitos

A organização e controle financeiro, são assuntos que causam transtornos e dificuldades para muitas pessoas.

Todavia, é essencial ter uma noção de qual a sua situação financeira, pois só através disso, os riscos de endividamento diminuem, e uma vida financeira saudável pode ser alcançada mais facilmente.

Com o aparecimento de aplicativos e bancos digitais, atualmente o controle de gastos e finanças é muito mais simples.

Cada vez mais, cuidar do patrimônio tem se tornado uma tarefa mais importante, principalmente com períodos de recessão econômica, como a atual crise do coronavírus.



Opções como planilhas em excel são excelentes, contudo, exige certo conhecimento em fórmulas e programação básica, e o controle manual exige um maior tempo.

E como estamos na era da tecnologia, por que não fazer uso do seu celular para realizar o seu controle financeiro?

A educação financeira no Brasil, ao contrário de países de primeiro mundo como os EUA não é algo ensinado na escola, contudo, o crescimento da internet e de aplicativos Mobile trazem ferramentas que podem servir de auxílio para organização de finanças na palma da sua mão.

Fintechs como o Nubank já trazem em seu aplicativo várias maneiras de melhorar a organização de receitas e gastos. Contudo o ideal é utilizar aplicações apenas voltadas ao controle financeiro, que fornecem diversas funcionalidades para que você possa cuidar do seu dinheiro.

Esses aplicativos, além de te ajudarem a economizar, também são fundamentais para ganhar tempo, que é o recurso mais importante que alguém pode ter.

Assim, com o seu uso é possível ter mais dinheiro no final do mês, mesmo após pagar todas as suas contas.

A maioria dos gastos das pessoas são decorrentes de falta de planejamento, pois não sabem o limite do seu dinheiro, e acabam fazendo compras desnecessárias.



O cartão de crédito, nesse sentido, é literalmente uma “navalha”, como diria Cássia Eller, pois ele te dá uma falsa impressão de que tem dinheiro, quando na verdade, é apenas uma forma de acumular dívidas, se for mal utilizado, claro.

Muitas vezes, as pessoas não conseguem juntar dinheiro por desorganização, pois, quando os nossos gastos são devidamente controlados, principalmente em tempo real, é possível, de forma automática, melhorar a nossa situação financeira.

Os aplicativos de educação financeira são muito úteis para esse controle em “tempo real”, pois atenuam as compras realizadas por impulso, que são as que geralmente fazem o efeito bola de neve ao final do mês.

Muitas pessoas fazem uso de planilhas de excel ou mesmo do papel para o seu controle de gastos, o que é algo bom, pois tudo é positivo quando a finalidade é organizar o seu dinheiro. Contudo, com a utilização de aplicativos, esse processo fica muito mais fácil.

Aplicativos para Controle Financeiro

Se o seu objetivo é atingir estabilidade financeira, a utilização de aplicativos financeiros é a melhor opção. Existem uma série deles no mercado, contudo, alguns merecem destaque:

  • Mobills

O Mobills, é um dos aplicativos de finanças com melhor feedback dos seus usuários, tanto na google play quanto na App store.

Ele possui um Dashboard muito fácil de usar, e possui recursos que facilitam o armazenamento de suas despesas por cada segmento e tipo de dívidas.

A praticidade é a principal vantagem desse aplicativo, por isso, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo àquelas que não possuem familiaridade com aplicativos mobile.

Além disso, ele é capaz de criar gráficos em tempo real, que servem como auxílio na hora de saber quais são os pontos que devem ser revisados para enxugar gastos.

Ademais, a aplicação também possui metas de gastos, que também ajudam bastante para fechar as contas no verde no fim do mês.

O Mobills é tão versátil, que possui uma função de cadastro de cartões de crédito, que permite você a receber as suas notificações de fatura por e-mail, como vencimento e itens comprados. O que facilita inclusive o eventual estorno de compras.

O aplicativo também sinaliza o limite do cartão de crédito, para evitar o abarrotamento de dívidas.

O aplicativo também possibilita que você escolha as suas metas de gasto mental, além de ferramentas para auxiliar a divisão de contas, juros e investimentos.

O aplicativo é grátis para ambas as plataformas, e possui funções excelentes, possivelmente ele é a melhor opção do mercado de aplicativos para controle financeiro.



  • Minhas economias

Esse aplicativo financeiro também é gratuito, e para acessá-lo basta fazer seu cadastro.

Essa ferramenta permite que você cadastre suas contas e verba, além de fazer metas mentais para auxiliar no controle de gastos.

Assim, é possível delimitar uma meta de gastos e outra de receitas. Para isso, basta colocar a sua receita mensal e o ano da meta (que é o ano em que você está instalando o app).

O aplicativo, automaticamente da indica uma parcela do seu dinheiro que deve ser economizada, inicialmente 10%, e essa porcentagem pode ser alterada de acordo com os anseios do usuário.

Por conseguinte, o aplicativo deixa claro o seu “valor de consumo”, que será a receita utilizada no decorrer do mês.



Outro ponto alto do aplicativo, é a possibilidade de cadastrar uma receita recorrente, ou seja, caso você não seja autônomo, e tenha um salário fixo, é possível entrar na parte de receitas e escolher a opção “salário”. Você pode inclusive escolher o tipo de conta que seu salário é creditado (poupança, corrente etc.).

Após isso, é possível fazer o cadastro de todas as suas despesas fixas, como aluguel e energia, assim como a sua recorrência.

O aplicativo fornece um gráfico de todas essas despesas, classificando-as por categoria.

Posteriormente, ele cria um gráfico que traça um paralelo entre a receita e as despesas, o que é fantástico para organização de finanças.

O aplicativo “minhas finanças” também mostra para os usuários os seus resultados, separando-os de forma mensal.

Isso permite um melhor policiamento de seus gastos e facilita a pretensão de novas metas de economia.

Outro recurso interessante é que a ferramenta permite o acompanhamento dos recursos de entrada, saída e dos principais resultados.

Ademais, caso você realize um saque, isso também pode ser contabilizado no aplicativo de controle financeiro.

Caso você faça uma compra parcelada, o “minhas finanças” assenta o valor de cada parcela, para isso, basta você colocar a data da transação, que o valor será creditado de forma mensal.

O aplicativo possui diversas categorias de fontes de receita, e é uma ótima opção para quem já tem costume em utilizar aplicativos mobile, pois, a plataforma é mais complexa se comparada ao Mobills.

O aplicativo também traz a ferramenta de “sonhos” que auxilia o usuário a guardar dinheiro para comprar um carro ou fazer uma viagem, por exemplo.

  • Guiabolso

Outro aplicativo de controle financeiro excelente é o Guiabolso, a praticidade é um dos principais benefícios dessa ferramenta.

Ademais, o aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Ele permite rapidamente que você já tenha informações apuradas sobre os seus gastos e receitas.

A sua interface é simples, e é ideal para pessoas que estão começando a fazer o seu planejamento financeiro.

Com esse aplicativo, é possível fazer uma sincronização com a sua conta bancária. Dessa maneira, qualquer movimentação que seja feita, ela irá de forma direta para o aplicativo.



Após isso, o Guiabolso permite que você separe essas movimentações por categorias, e com o tempo o aplicativo vai melhorando, de acordo com cada valor que é computado.

Esse aplicativo possui vários certificados internacionais de segurança, e o seu trabalho se limita à interface visual, ou seja, os valores são os mais transparentes possíveis, pois utilizam somente as variações monetárias da conta nele cadastrada.

No Guiabolso é preciso criar uma senha, para permitir que você visualize as transações. Esse aplicativo já tem conexão com as principais instituições bancárias do Brasil. Caso você busque por facilidade e transparência, o Guiabolso é a melhor opção.