A fila de espera para receber o Auxílio Brasil cresceu. Após afirmar em janeiro deste ano que a fila de espera para receber a assistência do governo estava zerada, hoje encontram-se mais de 3 milhões de famílias aguardando receber o auxílio de R$400,00. O programa atende hoje cerca de 18 milhões de famílias em estado de pobreza e de extrema pobreza.
O acesso ao programa Auxílio Brasil é feito pelo cadastro no Cadastro Único do governo federal. Nele, o representande familiar, de preferêcia a mulher, deverá informar dados como endereço, renda familiar, número de pessoas que moram na casa, incluindo crianças e outras informações. A partir do cadastro, ela tem 120 dias para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para comprovar os dados apresentados e aí então efetivar o cadastro.
Entretanto, o cadastro não garante o acesso ao Auxílio Brasil. A seleção das famílias é feita de forma automática, com base nos dados fornecidos ao CADÚnico, sendo priorizadas as famílias de menor renda e com maior número de integrantes. Além disso, existe o limite orçamentário do governo.
Esse limite orçamentário é aprovado anualmente, por isso que, ao atingir o limite de gastos, o governo não pode atender a mais famílias naquele ano. O que pode acontecer é de famílias entrarem no programa e saírem porteriormente por não atenderem mais aos requisitos para receber o auxílio brasil, como o aumento de renda familiar per capta.
Para garantir que apenas os que precisam estão recebendo o benefício, o governo averigua periodicamente as informações fornecidas ao CADÚnico, solicitando a atualização cadastral dos cidadãos. Quem está com as informações desatualizadas tem o benefício suspenso.
O presidente Jair Bolsonaro, na última quinta feira, comentou sobre a decisão da câmara dos deputados em fixar o valor do Auxílio Brasil em um mínimo de R$ 400,00 e parabenizou os deputados envolvidos.
13º INSS
A partir de hoje será disponibilizada a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário mínimo. O pagamento será feito durante toda esa semana, de acordo com o calendário oficial. A parcela será disponibilizada nesta segunda-feira para quem possui final do benefício 1 e final do benefício 6.
Estarão recebendo a primeira parte do 13º os aposentados e os que recebem pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS
Nesta semana será liberado também o saque extraordinário do FGTS para os trabalhadores que nasceram no mês de Março. Na quarta feira, dia 04, o valor estará disponível para ser sacado. Para os nascidos em fevereiro, o valor está disponível desde sábado, dia 30 de abril.
Veja no vídeo abaixo outras informações sobre o Auxílio Brasil.