Ícone do site Instituto Montanari

Bolsa Família Janeiro: Cronograma Completo e as Novidades para 2021

quanto tempo demora para desbloquear bolsa família

Dia 18 de janeiro começa o primeiro pagamento do Bolsa Família do ano, o Bolsa Família Janeiro. Esse pagamento será o primeiro após os últimos nove meses, em que quem fazia parte do programa recebeu o auxílio emergencial.

Primeiro foram 5 parcelas no valor de R$ 600,00 e depois mais 4 parcelas no valor de R$ 300,00. Mas a partir de janeiro os valores voltam os valores do programa Bolsa Família, aqueles que os beneficiários recebiam antes de abril do ano passado.

 

Bolsa Família Janeiro: Cronograma de Pagamentos

Como já é padrão no programa, os pagamentos do Bolsa Família Janeiro acontecem de acordo com o número do NIS do beneficiário.

Então, este mês, o calendário será dividido em duas semanas, de acordo com as seguintes datas:

Semana de 18 a 24 de janeiro

Semana de 25 a 31 de janeiro

Como vocês puderam perceber, os pagamentos serão realizados de segunda a sexta. Não teremos pagamentos aos sábados e domingos.

 

Bolsa Família Janeiro: Como serão realizados os pagamentos

Como no ano passado, o pagamento do Bolsa Família Janeiro continua sendo feito através do cartão Bolsa Família ou Cartão do Cidadão, mas desde dezembro foi incorporada uma novidade: os beneficiários do Bolsa Família foram incluídos na poupança social digital Caixa Tem.

Em dezembro, os beneficiários com o NIS de final 0 e 9 já receberam através do novo meio de pagamento. Agora em janeiro, a novidade será disponibilizada para quem tem o NIS terminado em 6, 7 e 8.

As demais pessoas receberão nos próximos meses:

Se você está começando a usar o Caixa Tem agora, vou aqui neste link tem uma playlist com diversos tutoriais em vídeo explicando o passo a passo de como usar o aplicativo para fazer pagamentos, transferências, compras e diversas outras funcionalidades.

 

Bolsa Família Janeiro: Novidades para 2021

Uma das novidades do Bolsa Família Janeiro é que o governo ampliou o prazo de saque do benefício. Antes o dinheiro ficava disponível por 90 dias, mas o governo estendeu esse prazo para 270 dias. Esse prazo é contabilizado a partir do  dia em que o benefício está disponível.

Outras novidades para 2021 estão no aguardo de liberação para entrarem em vigor: