Solicite o Cartão Cidadão e Saiba Como Consultar Saldo

cartão cidadão

O Cartão Cidadão é um documento emitido gratuitamente aos cidadãos para que possam receber o FGTS e ter acesso a outros benefícios trabalhistas e previdenciários.

Além disso, com o Cartão Cidadão também é possível sacar Abono do PIS, rendimentos e Seguro Desemprego – desde que o trabalhador tenha sido demitido sem justa causa.

Por ser vinculado à Caixa Econômica, todos os recebimentos devem ser feitos nas agências da CEF ou em postos de atendimento conveniados, como casas lotéricas ou postos do Caixa Aqui.

No período da crise em que vivemos, muitos cidadãos emitiram o Cartão Cidadão para que pudessem ter acesso a certos benefícios, como o auxílio emergencial, que detalhamos neste artigo.

Vale ressaltar que embora o Cartão Cidadão facilite o recebimento da maioria dos benefícios pagos pela previdência e pelo Governo, muitas vezes ele é dispensado pela apresentação de documento de identificação com foto. Ainda assim, não há dúvidas que ele facilita e acelera o recebimento.

Neste artigo você irá descobrir como solicitar o Cartão Cidadão, como cadastrar senha e como consultar saldo.

 

Como Consultar Saldo Cartão Cidadão?

Assim como os cartões bancários, atualmente é possível consultar saldo do Cartão Cidadão por telefone. Isso evita que você perca a viagem indo até um posto de atendimento sem ter o valor do benefício debitado em sua conta.

Para isso, você deve utilizar o telefone da Caixa Econômica Federal, por meio do número 0800 260 207.

Antes de efetuar a ligação, tenha em mãos o número do NIS ou PIS de seu cartão e algum documento pessoal de identificação para informar durante o atendimento!

Além disso, para consultar saldo do Cartão Cidadão de forma presencial também é possível!

Por fim, você também pode acompanhar seu saldo pelo aplicativo, de forma rápida e cômoda.

 

Como Solicitar o Cartão Cidadão?

Para solicitar Cartão Cidadão pela internet ou pelo telefone, é necessário que o requerente tenha algum benefício trabalhista ou social para receber.

Estes benefícios como seguro desemprego, abono salarial e PIS são pagos por meio da Caixa Econômica Federal e para recebê-los não é preciso ser correntista do banco, basta ter o Cartão Cidadão.

Se você possui algum dos benefícios mencionados, você deve solicitar a emissão de seu cartão por meio do número 0800-726-0207.

Você também pode solicitar a emissão do cartão em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Para agilizar o atendimento, esteja com o número do NIS em mãos, bem como seus documentos.

Após receber o seu cartão, será necessário desbloquear para poder efetuar os saques. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Ligue no número 0800 726 0207;
  • Selecione a opção “Desbloqueio do Cartão do Cidadão”;
  • Por meio desta opção você será atendido e deverá responder aos dados solicitados;
  • Após este procedimento seu cartão estará desbloqueado e você poderá utilizá-lo para sacar seus benefícios!

 

Cadastrando Senha do Cartão Cidadão

Após a solicitação e o desbloqueio, é necessário cadastrar a senha para que você possa fazer os saques aonde achar conveniente.

A senha é utilizada principalmente para consultas de saldo de FGTS, PIS, Abono Salarial e Seguro Desemprego, além do próprio saque.

Você poderá cadastrar a senha numérica nas agências da Caixa ou postos de atendimento, ou então por contato telefônico.

O cadastro ou recadastro deve ser feito pelo telefone 0800-726-0207. No entanto, após cadastrar a senha por telefone, é necessário ir até uma casa lotérica para validar o cadastro.

 

Telefone Para Contato

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o telefone do cartão cidadão, que é 0800 726 0207 para os trabalhadores se comunicarem. No menu principal, durante a ligação, você terá acesso aos principais serviços e ainda poderá conversar com os atendentes para solucionar tópicos que não estejam no menu.

No site da Caixa você pode obter informações mais detalhadas sobre o Cartão Cidadão.

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