Microcrédito Caixa Tem: Confira valores e como vai funcionar

Microcrédito Caixa Tem: Confira valores e como vai funcionar

  • Post category:CAIXA Tem

O Microcrédito Caixa Tem, como o nome sugere, é um empréstimo de pequenas quantias com menos burocracia, atendendo um público que dificilmente tem acesso à produtos de instituições financeiras.

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, as taxas de juros são menores que as praticadas em outras linhas de crédito, podendo alcançar um público de cerca de 10 milhões de brasileiros.

O acesso ao credito seguro, rápido e desburocratizado torna o Microcrédito Caixa Tem uma modalidade acessível a uma camada da população de menor renda e que não tem acesso aos produtos financeiros tradicionais do setor bancário.

O presidente da Caixa afirmou ainda que será utilizada a plataforma de pagamentos do auxílio emergencial para realizar as transações do Microcrédito Caixa Tem e, conforme o andamento, ouras linhas de microcrédito semelhantes podem também ser lançadas.

PUBLICIDADE

 

Confira os valores, taxas e prazos do Microcrédito Caixa Tem

O programa de Microcrédito Caixa Tem ainda não está totalmente definido, pois será disponibilizado, provavelmente, em março deste ano de 2021. Porém, o presidente da instituição garantiu em entrevista que serão acessíveis às pessoas de baixa renda.

Os valores disponíveis no Microcrédito Caixa Tem variam e dependem da avaliação que será feita de cada cliente, individualmente, no que diz respeito a capacidade de pagamento e crédito.

O valor mínimo é de R$ 500,00 e o máximo de R$ 2.000,00, será avaliado a cada caso e vai depender da capacidade de pagamento do cliente.

As taxas de juros devem variar em torno de 1,5% e 2,5%. Se seguir a mesma linha do Microcrédito de Trabalho Orientado (MPO), não haverá incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e pode ser cobrada a Taxa de Abertura de crédito (TAC), que no caso do MPO é de 3%

PUBLICIDADE

O prazo de pagamento ainda não foi definido. No MPO o prazo é de 04 a 24 meses, sem período de carência, ou seja, a contratação e a liberação do empréstimo são imediatas, assim como os pagamentos. Como são linhas de crédito parecidas a probabilidade é que os prazos do Microcrédito Caixa Tem sejam semelhantes ao MPO.

 

Quais os requisitos para solicitar o Microcrédito Caixa Tem?

Como ainda está indefinido o programa Microcrédito Caixa Tem, não foram divulgados os requisitos, mas como em todas as operações financeiras é primordial ser maior de 18 anos.

Ter o famoso e já conhecido pelos brasileiros “nome limpo” é importante, portanto, os interessados, que devem passar por avaliações, podem se cadastrar e tentar se antecipar no que diz respeito à renegociar dívidas, pois a liberação ocorrerá de maneira mais fácil se não houver restrições cadastrais.

 

Como contratar o Microcrédito Caixa Tem?

Tudo isso será viabilizado pelo aplicativo Caixa Tem, para o qual irão migrar programas sociais do governo, tantos os já existentes, como outros que estão sendo criados como o Programa Casa Verde e Amarela, dentre outros.

PUBLICIDADE

O aplicativo Caixa Tem possibilita movimentar dinheiro e fazer pagamento de contas domésticas e boletos. Também é possível fazer compras online com o cartão de débito virtual e acessar o seu FGTS. Ele vem sendo utilizado desde o mês de abril de 2020 e foi por meio dele que o governo pagou as parcelas do auxílio emergencial aos beneficiários.

Toda a movimentação feita no aplicativo Caixa Tem é virtual, ou seja, não são gerados, por exemplo, cartões físicos e nem há cobranças de tarifas.

Mesmo quem não tem conta na Caixa Econômica Federal ou não é beneficiário do auxílio emergencial pode baixar o aplicativo Caixa Tem e consultar dados do FGTS, do Bolsa Família, o Número de Identificação Social (NIS) e dados do Seguro-Desemprego.

O Microcrédito Caixa Tem é uma linha que estava sendo programada há cerca de dois anos pela Caixa, porém faltava o meio, o instrumento digital, que foi criado a partir do auxílio emergencial, o aplicativo Caixa Tem.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta