Saber como fazer cadastro positivo é um dos passos para quem deseja aumentar seu score. Para aumentar sua pontuação, neste artigo ensinamos as principais dicas.
Neste artigo você irá conferir o passo a passo para efetuar o cadastro no sistema e ter seu cadastro positivo válido, aumentando as chances de conseguir produtos financeiros e melhores condições de pagamento.
O que é Cadastro Positivo?
Antes de saber como fazer cadastro positivo, vamos entender melhor o que é e como funciona.
Os birôs de crédito, como Serasa e SPC, são instituições que armazenam o histórico de dívidas de pessoas físicas e jurídicas.
Cada CPF e CNPJ possui um score, que é uma pontuação que indica a confiabilidade daquela pessoa em relação ao seu histórico de contas.
Ou seja, quanto mais regrada uma pessoa é com suas contas, e quanto mais em dia paga suas faturas, melhor é sua pontuação.
O fato é que quando alguém procura por um serviço financeiro, como empréstimo, financiamento, cartões de crédito e crediários, por exemplo, um dos principais fatores analisados é o score.
Quanto mais alto é o score, mais chances de você conseguir aquele serviço que deseja, bem como melhores condições de pagamento e taxas de juros menores.
É justamente nesse sentido que o cadastro positivo pode te ajudar: ao efetuar o cadastro positivo no site de uma instituição de proteção ao crédito, além de poder acompanhar seu score e suas dívidas, a sua pontuação é elevada.
Como fazer Cadastro Positivo?
Agora que você entendeu como esse sistema funciona, deve estar se perguntando: como me cadastrar no cadastro positivo e aproveitar esses benefícios?
Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do cadastro positivo – pode ser do Serasa, SPC ou SCPC Boa Vista, por exemplo;
- Na página inicial, clique em CADASTRAR, como indicado na imagem abaixo:Em seguida, preencha o formulário com suas informações, leia os termos de uso e, caso esteja de acordo, marque a caixa alegando. Então, clique em CRIAR CONTA GRÁTIS:
Em seguida, um código será enviado em seu e-mail ou SMS para confirmar sua identidade. Informe o código e avance;
- Carregue imagens dos seus documentos, conforme solicitado. Esse procedimento é indispensável para manter a segurança de sua conta e de seu cadastro;
- Agora basta aguardar o tempo de análise do órgão em relação ao seu perfil. Ele pode levar até dois dias até liberar o cadastro.
Informações contidas no Cadastro Positivo
Quando uma pessoa efetua o seu cadastro positivo, para definição de score, alguns dados são analisados, tais como:
- Empréstimos
- Financiamentos
- Cartões de crédito
- Pagamento de contas de energia
- Pagamento de contas de água
- Cheque especial
- Pagamento de conta de celular e internet
- Pagamento de faturas emitidas em seu CPF ou CNPJ
- Inadimplências gerais.
É a partir da análise dessas informações e de seu padrão de comportamento em relação as datas de pagamento que seu score é definido.
Informações que não constam no Cadastro Positivo
Embora o cadastro positivo tenha acesso a bastante informação, há alguns dados que não são fornecidos às instituições de crédito e, portanto, nem ao cadastro positivo.
Dessa maneira, ao saber como fazer cadastro positivo e efetivar o seu, instituições como o Serasa, Boa Vista e SPC não têm acesso a dados como:
- Salário do indivíduo
- Limite de cartão de crédito
- Investimentos
- Aposentadoria
- Benefícios do INSS como auxílio doença ou salário maternidade
- Discriminação de gastos do seu cartão de crédito
- Saldo em conta corrente
- Saldo em conta poupança.
As informações acima mencionadas são confidenciais e somente o titular da conta e a instituição bancária têm acesso a elas.
Vale ressaltar que qualquer empresa ou instituição financeira onde você deseje ter acesso a algum serviço poderá efetuar a consulta ao seu cadastro positivo antes de conceder ou não o serviço solicitado.