Início Salário Maternidade Como Saber Se o Salário Maternidade Foi Aprovado Pela Internet?

Como Saber Se o Salário Maternidade Foi Aprovado Pela Internet?

salário maternidade

Como saber se o salário maternidade foi aprovado pela internet? Essa dúvida é comum entre gestantes que precisam se ausentar para o parto e puerpério com o recém-nascido.

Nesses momentos, preocupar-se com salário e assuntos burocráticos não deveria ser uma prioridade, mas é necessário estar em dia com a previdência e recorrer ao salário maternidade para continuar recebendo.

Se você ainda não sabe como conferir o deferimento do seu salário maternidade, continue lendo abaixo que iremos te ensinar como fazer isso.



Afinal, Como Saber Se o Salário Maternidade Foi Aprovado Pela Internet?

A forma mais rápida e fácil de conferir a liberação de um benefício, como o salário maternidade, é utilizando o portal Meu INSS.

Para isso, basta entrar no site Meu INSS, fazer login com suas credenciais e clicar em Requerimentos e Agendamentos.

Logo na página seguinte aparecerá os requerimentos que há em seu nome. Clique sobre o benefício que solicitou que, neste caso, é o salário maternidade.

Então você poderá conferir se ele ainda está em análise, se foi deferido ou indeferido.



Como Solicitar Salário Maternidade?

Desde 2018 o salário maternidade passou a ser automático. Dessa maneira, a forma de solicitar o benefício passou a ser diferente.

Para requerer é necessário efetuar o agendamento no Instituto Nacional da Previdência Social.

Para efetuar esse agendamento, você pode recorrer:

  • ao site Meu INSS,
  • ao aplicativo Meu INSS,
  • ou pelo telefone 135.

Se optar pelo contato telefônico, basta se identificar e informar ao atendente que deseja dar entrada no salário maternidade, então ele irá disponibilizar a agenda de datas e locais disponíveis para que você seja atendida e faça a solicitação do auxílio maternidade.



Como Solicitar Salário Maternidade Pela Internet?

Agora que respondemos como saber se o salário maternidade foi aprovado pela internet, é importante saber também como fazer a solicitação pela internet.

Para isso, você deverá entrar no site Meu INSS e fazer login com suas credenciais.

Caso você ainda não seja cadastrado, pode efetuar o registro em poucos instantes no próprio site, de maneira ágil e segura.

Em seguida, após entrar no sistema, basta clicar na opção Salário Maternidade e então preencher o formulário com os dados solicitados.

Logo em seguida o sistema da previdência começa uma varredura, analisando se o benefício pode ser liberado automaticamente, sem que você tenha que ir até uma agência do INSS.

Caso a liberação automática não seja efetivada, por uma pendência ou qualquer outro motivo, então você pode terá que realizar o agendamento para um atendimento presencial.



Quem Tem Direito ao Salário Maternidade?

O salário maternidade é um benefício pago a mulheres gestantes ou adotantes que se enquadram em alguns critérios.

O primeiro ponto a ser considerado é que o benefício começa a ser pago vinte e oito dias antes do parto e noventa e um dias após o parto.

Vale ressaltar, no entanto, que o benefício se estende a homens adotantes. Além disso, recentemente o benefício está sendo concedido, ainda que judicialmente, a homens em situações em que a mãe se ausenta da família, como nos casos de abandono, por exemplo.

Além disso, de modo geral, os requisitos para receber o salário maternidade são:

  • Segurada empregada: não é necessário cumprir carência;
  • Ter qualidade de segurada, ou seja, ser contribuinte da previdência;
  • Contribuintes individuais e facultativas, no entanto, conta-se a carência de 10 contribuições mensais, no mínio, para poder receber o benefício;
  • No caso de seguradas especiais, é necessário que comprovem o exercício de profissão em âmbito rural, mesmo que não tenha sido continuamente, nos dez meses antes do requerimento do salário maternidade.

Gostou de esclarecer como saber se o salário maternidade foi aprovado pela internet? Neste artigo explicitamos um pouco mais a respeito do benefício. Leia e tire suas dúvidas.