Desenvolva Ações e Estratégias que Geram Resultados

Há um erro muito comum quando as pessoas pensam em ações estratégias para conseguir crescer no mercado. Existem aquelas que acham que a melhor forma de crescer é observando a concorrência e imitando cada passo que ela der. Há ainda aqueles que tentam se antecipar àquela empresa que domina o mercado. Alguns pensam que se destacar é ter uma campanha de marketing massiva, enquanto outros acham que é melhor ir conquistando os nichos. Mas, na realidade, qual é a melhor forma de crescer? 

Essa é uma pergunta que incomoda muito os empresários, principalmente os mais novos e iniciantes, que ainda não sabem o caminho correto para chegarem até o lugar onde desejam. Trata-se de uma simples questão de perspectiva em estratégia empresarial.

OLHANDO PARA O LUGAR ERRADO

Existem as empresas que se preocupam demais com a concorrência, pois acham que é jogando no erro do adversário que vão conseguir escalar a alta montanha do sucesso. Só que, provavelmente, já existe outra empresa que joga também olhando para o erro dos adversários. E o que acontece? As duas se anulam. É pensando nisso que você deve abandonar essa visão unifocal totalmente exterior das suas ações e estratégias de crescimento. Pois, quando você passa muito tempo observando o erro dos outros, você começa a deixar que os seus erros apareçam cada vez mais para aqueles que você está observando. Se isso acontecer, a tendência é que você fique desleixado e cego, sem perceber o que é que está sendo feito de forma errada na administração do seu negócio. E quando paramos de nos analisar e agregar melhorias para o negócio, só há um caminho certo: o da decadência.

Peguemos como exemplo aqueles políticos que passam o ano inteiro fazendo propagandas de como a gestão atual é extremamente desleixada, corrupta e todo aquele blá blá blá que já estamos acostumados a ouvir. Quando a oposição vira situação, as mesmas coisas continuam acontecendo e, às vezes, de forma até pior. Isso só mostra o quanto muitos só estão preocupados com o erro dos outros e não com os seus próprios.

UMA GESTÃO FOCADA EM CONSERTAR OS ERROS, MELHORAR O DESEMPENHO E GALGAR NOVAS POSIÇÕES

Como seria uma gestão assim? Bem, devemos levar em consideração que uma empresa que se analisa, percebe os seus equívocos e sabe o que há de errado em cada passo que ela dá. Além de focar em seus pontos fortes e seus acertos, está preparada para lidar com as situações que acontecem no seu dia a dia. Assim, podem bolar novas estratégias que respeitem a sua realidade e os objetivos que foram traçados. Empresas assim, somadas a vários conjuntos de ações, são os fortes exemplos de negócios que acabaram bem. E isso só mostra o poder que a interiorização possui.

Não podemos passar todo o tempo olhando para fora e percebendo os outros, quando você começa a focar em si mesmo e no caminho que vem sendo trilhado até aqui, uma luz passa a iluminar todos os seus atos. A empresa que trabalha com ações estratégias que são voltadas para o aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente e com todo o conhecimento que existe sobre si própria, certamente vai conseguir alçar boas posições.

O problema é que, na realidade, muitos ainda acham que o melhor caminho é desmoralizar o outro, achar os erros da concorrência. Assim, acabam se esquecendo de que ter um relacionamento bom com o cliente, de troca mútua, é uma das bases para um crescimento sólido no mercado. Só que a história dos negócios prova o contrário.

E você, vai continuar olhando para o lado ao invés de olhar para frente?

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