Vamos falar hoje sobre um novo serviço criado pelo INSS chamado Exigência Expressa, que está sendo chamado de Drive Thru do INSS.
O que é a Exigência Expressa?
A Exigência Expressa é um serviço que possibilita que os beneficiários, mesmo com as agências do INSS fechadas, possam entregar os documentos que estão faltando para que os seus processos sejam concluídos.
Para agilizar o recebimento dessa documentação, foram disponibilizadas urnas especiais que ficam localizadas nas entradas das agências do INSS. Assim, o interessado pode depositar na urna uma cópia simples do documento que precisa ser entregue ao INSS, sem qualquer contato físico com outra pessoa.
Lembrando que o atendimento presencial nas mais de 1,5 mil agências do INSS está fechado desde o fim de março devido às medidas de isolamento social decorrentes da crise.
Como a Exigência Expressa funciona?
Para usar o novo serviço de Exigência Expressa é preciso agendar previamente.
Você poderá fazer esse agendamento de duas formas:
- através do telefone 135
- ou através do site meu.inss.gov.br
Antes de agendar é preciso ter em mãos o número do protocolo do benefício que está em análise, assim como o nome completo e CPF da pessoa que irá depositar os documentos na urna.
Você também precisará preencher um formulário declarando a autenticidade e veracidade das informações prestadas e esse formulário assinado deverá estar no envelope a ser depositado nas urnas, juntamente com uma cópia do RG e dos demais documentos solicitados na exigência.
O INSS salienta que “Não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”
É também importante destacar que o envelope precisa ser lacrado e identificado antes de ser depositado nas urnas. As informações de identificação que devem constar no envelope são:
- nome completo
- CPF
- endereço
- telefone
- e número do protocolo de agendamento
As urnas estão disponíveis para depósito dos envelopes de segunda a sexta, de 7 às 13h, em cerca de 803 cidades brasileiras.
Aqui nesse link você pode consultar em quais cidades o serviço de Exigência Expressa do INSS está disponível.
Também é importante destacar que esse serviço não é válido para os pedidos de Auxílio Doença, ok? Nesse caso, os documentos precisam ser anexados pelo Meu INSS.
E depois da da entrega do envelope com os documentos, o INSS escaneia todos os documentos entregues e, na sequência, os seus servidores dão continuidade ao processo de beneficiário. O andamento dessa análise pode ser acompanhado através do Meu INSS ou do telefone 135.
E então? O que você achou dessa nova modalidade de entrega de documentação ao INSS? Comente aqui embaixo e deixe a sua opinião.